Características dos peritos contadores judiciais do estado de Pernambuco

  • Vitória Regina Alves de Souza
  • Josaias Santana dos Santos
  • Florisvaldo Cunha Cavalcante Junior

Resumo

A perícia contábil é um ramo da contabilidade que visa elaborar uma prova pericial ou laudo pericial. Trata-se de uma forma de garantir a veracidade das informações apresentadas pelas partes envolvidas em um processo judicial. Assim, a problemática deste artigo é investigar quais as particularidades da profissão de peritos contadores e o objetivo geral é caracterizar o perfil dos peritos contadores nas esferas judiciais do estado de Pernambuco. Realizou-se a coleta de dados por meio de questionário misto aplicado entre os peritos constantes no Cadastro Nacional de Peritos Contadores (CNPC) até 31 de dezembro de 2017. Os questionários foram enviados por e-mail para todos os cadastrados e foram obtidas 25 respostas, o que representa 18,65% do universo. A análise dos dados classifica-se como quantitativa e o método utilizado foi o Survey.  Não obstante a área civil proporcionar uma remuneração maior, a atividade que apresentou maior demanda foi a área trabalhista. A obtenção de documentos necessários para a realização de perícia é a principal dificuldade citada pelos peritos. Constatou-se que as principais dificuldades dos peritos para se inserir no mercado de trabalho são: a obtenção de documentos necessários para a realização do processo, baixa remuneração, tempo para realização da perícia, nomeação por partes de juízes e apoio das partes envolvidas. De modo geral, os referidos profissionais estão satisfeitos com a profissão e participam de cursos de educação continuada duas vezes a cada seis meses.

Biografias do Autor

Vitória Regina Alves de Souza

Graduação em Ciências Contábeis pela Faculdade de Ciências Sociais e Aplicadas de Petrolina (FACAPE). 

Josaias Santana dos Santos

Graduação em Ciências Contábeis pela Faculdade de Ciências Sociais e Aplicadas de Petrolina (FACAPE). Mestre em Ciências Contábeis pela FUCAPE. Professor Universitário da FACAPE. 

Florisvaldo Cunha Cavalcante Junior

Graduação em Ciências Contábeis pela Faculdade de Ciências Sociais e Aplicadas de Petrolina (FACAPE). Mestre em Controladoria pela UFRPE. Professor do IFSERTÃO-PE. 

Publicado
2020-05-11
Como Citar
SOUZA, Vitória Regina Alves de; SANTOS, Josaias Santana dos; JUNIOR, Florisvaldo Cunha Cavalcante. Características dos peritos contadores judiciais do estado de Pernambuco. Cadernos de Ciências Sociais Aplicadas, [S.l.], p. p. 68-87, maio 2020. ISSN 2358-1212. Disponível em: <http://periodicos2.uesb.br/index.php/ccsa/article/view/6660>. Acesso em: 15 ago. 2020. doi: https://doi.org/10.22481/ccsa.v17i29.6660.
Seção
Artigos