Fatores determinantes de custo de processamento e suas implicações para a aquisição da linguagem (Factors affecting processing cost and their implications to language acquisition)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/el.v7i2.1091

Palavras-chave:

Aquisição da Linguagem, Bootstrapping, Custo de Processamento, Minimalismo

Resumo

Fatores determinantes de custo de processamento são apontados, os quais incluem custo computacional, definido em função do modelo de computação on-line em Corrêa e Augusto (2007), e custo decorrente do processamento nas interfaces fônica e semântica. Suas implicações para a aquisição da linguagem são consideradas, no contexto de uma teoria procedimental de aquisição da língua (CORRÊA, 2006). Grau de visibilidade de distinções morfofonológicas na interface fônica, distinções conceptuais-intencionais relevantes na especificação de traços formais do léxico, mediante processamento na interface semântica, e peso da carga imposta à memória de trabalho na análise do material lingüístico são fatores especificamente discutidos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Letícia Maria Sicuro Corrêa, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio/Brasil)

Letícia Maria Sicuro Corrêa é PhD pela University of London (1986), com tese na área de Psicolingüística. Atua no Programa de Pós-Graduação e na Graduação em Letras da PUC-Rio desde 1986, onde é Professora Associada Sênior. Idealizadora do LAPAL (Laboratório de Psicolingüística e Aquisição da Linguagem), coordena o Grupo de Pesquisa Processamento e Aquisição da Linguagem (CNPq) e o laboratório no qual este atua. Seu trabalho de pesquisa se caracteriza por integrar teoria lingüística (na perspectiva do Minimalismo) com o estudo psicolingüístico da produção e da compreensão da linguagem, e da aquisição da língua materna, na perspectiva da criança que processa a fala à sua volta. Essa linha de pesquisa se desdobra para o estudo do Déficit Específico da Linguagem e de problemas de linguagem de ordem secundária, dando origem a projetos de cunho mais aplicado, voltados para a identificação da natureza dos problemas de linguagem de crianças e para o embasamento teórico de procedimentos de intervenção. http://www.letras.puc-rio.br/lapal.

Marina R. A. Augusto, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio/Brasil)

Marina R. A. Augusto é Doutora em Lingüística, na área de Sintaxe Gerativista, pela UNICAMP (1994/2003). É docente (professora adjunto) e pesquisadora da Graduação e do Programa de Pós-Graduação em Letras, vinculado ao Departamento de Estudos da Linguagem, da UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro), e professora-colaboradora no Programa de Pós-Graduação em Letras da PUC-Rio. Atua no LAPAL (Laboratório de Psicolingüística e Aquisição da Linguagem) da PUC-Rio como pesquisadora-membro do GPPAL (Grupo de Pesquisa Processamento e Aquisição da Linguagem (CNPq). Seus interesses atuais de pesquisa incluem: aquisição de L1 e L2 (contrastiva); aquisição de verbos de estados mentais e factivos; Teoria da Mente; DEL; modelos de processamento de base formal.

Referências

ADAMS, A.; GATHERCOLE, S. E. Limitations in working memory: implications for language development. International Journal of Language & Communication Disorders, v. 35, n. 1, p. 95-116, 2000.
AGAFONOVA, I., SCHMITT, C.; MUNN, A. Interpretation of bare noun phrases in child Russian and English. IASCL, Berlin. 2005. p. 25-29.
ANDERSEN, R. Developmental sequences: The emergence of aspect marking in second language acquisition. In: HUEBNER, T.; FERGUSON, C. A. (eds.), Crosscurrents in Second Language Acquisition and Linguistic Theories. Amsterdam/Philadelphia: John Benjamins, 1991. p. 305-324.
ANTINUCCI, F.; MILLER, R. How children talk about what happened. Journal of Child Language, v.3, p. 167-189, 1976.
ARNON, I. Re-thinking child difficulty: The effect of NP type on child processing of relative clauses in Hebrew. Journal of Child Language. Disponível em http://www.stanford.edu/~inbalar/papers/Arnon-JCL-2009.pdf.
AUGUSTO, M. R. A. QU deslocado e QU in situ no PB: aspectos da derivação lingüística e questões para a aquisição da linguagem. Atas doIV Congresso Internacional da ABRALIN, 2005. p. 535-542.
_____. Distinções entre movimentos A e A-barra na computação on-line: QU e passiva. Revista da ABRALIN, v. 7, n. 1, p. 9-33, 2008.
AUGUSTO, M. R. A.; CORRÊA, L. M. S. Genericity and Bare Nouns in the Acquisition of Brazilian Portuguese. In: The proceedings of GALA 2007. Cambridge : Cambridge Scholars, 2008. p. 47-56.
AUGUSTO, M. R. A.; FERRARI-NETO, J.; CORRÊA, L.M.S. Explorando o DP: a presença da categoria NumP. Revista de Estudos da Linguagem, v. 14, p. 245-276, 2006.
BADDELEY, A. Working memory and language: an overview. Journal of Communication Disorders, v. 36, p. 189-208, 2003.
BALABAN, M.T.; WAXMAN, S. R. Do words facilitate object categorization in 9-month-old infants? Journal of Experimental Child Psychology, v. 64, n. 1, p. 3-26, 1997.
BARDOVI-HARLIG, K. The interaction of pedagogy and natural sequences in the acquisition of tense and aspect. In: ECKMAN, F.R.; HIGHLAND, D; LEE, P. W.; MILEHAN, J.; WEBER, R. R. (eds.), Second Language Acquisition Theory and Pedagogy. Hillsdale, NJ: Lawrence Erlbaun, 1995. p. 151-68.
BLOOM, L.; LIFTER, K.; HAFITZ, J. Semantics of verbs and the development of verb inflection in child language. Language. v. 56, p. 386-412, 1980.
BLOOM, L.; MERKEN, S.; WOOTEN, J. Wh-Questions: Linguistic 70 Letícia M. Sicuro Corrêa e Marina R. A. Augusto Factors that Contribute to the Sequence of Acquisition. Child Development. v. 53, p. 1084-1092, 1982.
BRONCKART, J.P.; SINCLAIR, H. Time, tense, and aspect. Cognition. v. 2, p. 107-30, 1973.
BROWN, R. A first language: The early stages. Cambridge: Harvard University Press, 1973.
BRUN, D.; AVRUTIN, S.; BABYONYSHEV, M. Aspect and its temporal interpretation during the optional infinitive stage in Russian. BUCLD, Sommerville, v. 23, n. 1, p. 120-131, 1999.
CARNEIRO DE ANDRADE, T.C.O.C. A Criança: do Arqui-reflexivo ao Reflexivo: Um Estudo sobre a Aquisição do Português. Tese [Doutorado em Letras]. Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, 1997.
CASTRO, A.; FERRARI-NETO, J. Um estudo contrastivo do PE e do PB com relação à identificação de número no DP. Letras de Hoje, v. 42, n.1, p. 65-76, 2007.
CHOMSKY, N. The minimalist program. Cambridge: MIT Press, 1995.
_____. Derivation by Phase. MIT Occasional Papers in Linguistics, n. 18, Cambridge: MIT Working Papers in Linguistics, 1999.
_____. On phases. Cambridge: MIT Press, 2005.
_____. Of minds and language. Biolinguistics, v. 1, n.1, 9-27, 2007.
CHRISTOPHE, A.; GUASTI, T.; NESPOR, M.; DUPOUX, E.; VAN OOYEN, B. Reflections on Phonological Bootstrapping: Its Role for Lexical and Syntactic Acquisition. Language and Cognitive Processes, v. 12, n. 5-6, p. 585-612, 1997.
_____.; NESPOR, M.; GUASTI, T.; VAN OOYEN, B. Prosodic structure and syntactic acquisition: the case of the head-complement parameter. Developmental Science, v. 6, p. 213-222, 2003.
CLIFTON, C.; FRAZIER, L. Comprehending Sentences with Long Fatores determinantes de custo de processamento e suas implicações para a aquisição ... 71 Distance Dependencies. In: CARLSON, G.; TANENHAUS, M. (eds.).Linguistic Structure in Language Processing. Dordrecht: Kluwer, 1989, p. 273-317.
CORRÊA, L. M. S. On the comprehension of relative clauses: a developmental study reference to Portuguese. Tese [Doutorado], London University, 1986.
______ An alternative assessment of children’s comprehension of relative clauses. Journal of Psycholinguistic Research, v. 24, p. 183-203, 1995.
CORRÊA, L. M. S. Uma hipótese sobre para a identificação do gênero gramatical com particular refência para o português. Letras de Hoje. Porto Alegre: PUC-RS, v. 36. p. 279-295, 2000.
_____. Explorando a relação entre língua e cognição na interface: o conceito de interpretabilidade e suas implicações para teorias do processamento e da aquisição da linguagem. Veredas: Revista de Estudos Lingüísticos, v. 6, n.1, p.113-129, 2002.
_____. Uma hipótese para a relação entre processador lingüístico e gramática numa perspectiva minimalista. In: IV Congresso Internacional da ABRALIN, 2005, Brasilia. In: Anais do IV Congresso Internacional da ABRALIN, 2005, p. 353-364.
_____. O que, afinal, a criança adquire ao adquirir uma língua? A tarefa da aquisição da linguagem em três fases e o processamento de informação de interface pela criança. Letras de Hoje, v. 42, n.1, p.7-34, 2007.
_____. Bootstrapping language acquisition from a minimalist standpoint: On the identification of phi-features in Brazilian Portuguese. In: PIRES, A.; ROTHMAN, J. (eds.) Minimalist inquiries into child and adult language acquisition: Case studies across Portuguese. To be published in series Studies on Language Acquisition. Berlin: Mouton de Gruyter, 2009.
CORRÊA, L. M. S.; AUGUSTO, M. R. A. Computação lingüística no processamento on-line: em que medida uma derivação minimalista pode ser incorporada em modelos de processamento?. In: Resumos do XXI 72 Letícia M. Sicuro Corrêa e Marina R. A. Augusto Encontro Nacional da ANPOLL, 2006, p. 553.
_____. Computação linguística no processamento on-line: soluções formais para a incorporação de uma derivação minimalista em modelos de processamento. Cadernos de Estudos Linguísticos, v. 49, p. 167-183, 2007.
CORRÊA, L. M. S.; AUGUSTO, M. R. A.; ANDRADE-SILVA, H. M. Definitude e genericidade na aquisição do Português Brasileiro (PB): interface gramática e pragmática. In: Anais do XV Encontro da ALFAL, Montevidéu, 2008.
CORRÊA, L. M. S.; AUGUSTO, M. R. A.; FERRARI-NETO, J. The Early Processing of Number Agreement in the DP: Evidence from the Acquisition of Brazilian Portuguese. BUCLD, omerville, v. 30, 2006.
CORRÊA, L. M. S.; AUGUSTO, M. A. R.; MIRANDA, F.V.; MARCILESE, M. Avoiding processing cost: Differential strategies in the production of restrictive relative clauses. In: 14th Annual Conference on Architectures and Mechanisms for Language Processing (AMLaP), Cambridge, UK, 2008.
COWAN, N. The Development of Working Memory. In: COWAN, N (ed.). The development of memory in childhood. Hove, East Sussex, U.K.: Psychology Press, 1997. p. 303-342.
COWPER, E. Tense, mood and aspect: a feature-geometric approach. University of Toronto, 2003. Disponível em: http://www.chass.utoronto.ca/~cowper/Cowper.TMA2003.pdf
DEEN, K. U.; HYAMS, N. The morphosyntax of mood in early grammar with special reference to Swahili. First Language. v. 26, n.1, p. 67-102, 2006.
DIESSEL, H.; TOMASELLO, M. The development of relative clauses in spontaneous child speech. Cognitive Linguistics, v. 11, n.1-2, p. 131-151, 2000.
DYAKONOVA, M. Information structure development: Evidence from the acquisition of word order in Russian and English. In: K. BENTZEN (ed.), Tromsø Working Papers in Language Acquisition. Nordlyad, v. 32, n.1, p. 88-109, 2004.
FRAZIER, L. On Comprehending sentences: Syntactic parsing strategies. Tese [Doutorado]. University of Connecticut: Indiana University linguistics Club, 1979.
_____. Theories of sentence processing. In: GARFILED, J. L. (ed.) Modularity in knowledge representation and natural language understanding. Cambridge: MIT Press, 1987.
_____; CLIFTON, C. Construal. Cambridge: MIT Press, 1996.
GAVARRÓ, A., PÉREZ-LEROUX, A.T.; ROEPER, T. Definite and bare noun contrasts in child Catalan. In: TORRENS, V; ESCOBAR, L. (eds.) The Acquisition of Syntax in Romance Languages. Amsterdam: John Benjamins, 2006. p. 51-68.
GARRETT, M. F. The analysis of sentence production. In: BOWER, G. (Ed.). Psychology of learning and motivation, San Diego, v. 9, p. 133–177, 1975.
_____. Levels of processing in sentence production. In: BUTTERWORTH, B. (Ed.). Language Production I. London: Academic Press, 1980, p.170-220.
_____. Remarks on the architecture of language processing systems. In: GRODZINSKY, Y; SHAPIRO, L.P.; SWINNEY, D. Language and the Brain. Representation and Processing. San Diego: Academic Press, 2000.
GERKEN, L. A. Signal to Syntax: Building a bridge. In: WEISSENBORN, J.; HÖHLE, B. (eds.) Approaches to Bootstrapping: Phonologica, lexical, neuphysiological aspects of language acquisition. Amsterdam: John Benjamins, v. 1, 2001. p. 147-166.
GIORGI, A.; PIANESI, F. Tense and Aspect. From Semantics to Morphosyntax, New York/Oxford: Oxford University Press, 1997.
GORDON, P. C.; HENDRICK, R.; JOHNSON, M. Memory interference during language processing. Journal of Experimental Psychology: Learning, Memory and Cognition, v. 27, p. 1411-1423, 2001.
GORDON, P.C.; HENDRICK, R.; JOHNSON, M. Effects of 74 Letícia M. Sicuro Corrêa e Marina R. A. Augusto noun phrase type on sentence complexity. Journal of Memory and Language, v. 51, p. 97-114, 2004.
GROLLA, E. Sobre a aquisição tardia de QU in situ em Português Brasileiro. D.E.L.T.A., São Paulo, v. 21, n.1, p. 30-45, 2005a.
_____. Pronomes Resumptivos em portugues brasileiro adulto e infantil. São Paulo: D.E.L.T.A., São Paulo, v. 21, n. 2, p.167-182, 2005b.
HAMANN, C. The Acquisition of Constituent Questions and the Requirement of Interpretation. In: FRIDEMANN, M. A; RIZZI, L. (Eds.) The Acquisition of Syntax. London: Longman, 1999.
HARNER, L. Children talk about the time and aspect of actions. Child Development. v. 52, p. 498-506, 1981.
HOEKSTRA, T.; HYAMS, N. The syntax and interpretation of dropped categories in child language: an unified account. In: Camacho, J., Choueiri, L., Watanabe, M. (Eds.). Proceedings of the 14th West Coast Conference on Formal Linguistics (WCCFL). CSLI Publications, Stanford, p. 123-136.
HYAMS, N. Now you hear it, now you don't: the nature of optionality in child grammar. BUCLD. Somerville: Cascadilla Press, v. 25, p. 34-58, 2001.
JOHNSON, B.; FEY, M. Interaction of lexical and grammatical aspect in toddlers’language. Journal of Child Language, v. 33, p. 419 - 435, 2006.
JUSCZYK, P. The Discovery of Spoken Language. Cambridge: MIT Press, 1997.
KAYNE, R. The antisymmetry of syntax. Cambridge: MIT Press, 1994.
KAZANINA, N.; PHILLIPS, C. Temporal reference frames and the imperfective paradox. In: GARDING, G.; TSUJIMURA, M. (eds.). In: Proceedings of WCCFL 22, Somerville: Cascadilla Press, 2003, p. 287-300.
KEMPEN, G., HUIJBERS, P. The lexicalization process in sentence production and naming: indirect election of words. Cognition. v. 14, p. 185-209, 1983.
KIDD, E.; BAVIN, E. L. English-speaking children’s comprehension of relative clauses: evidence for general-cognitive and language-specific constraints on development. Journal of Psycholinguistic Research. v. 31, p. 599-617, 2002.
LESSA-DE-OLIVEIRA, A. As sentenças relativas em português brasileiro: aspectos sintáticos e fatos de aquisição. 197f. Tese [Doutorado em Linguística]. Universidade Estadual de Campinas. Campinas, SP, 2008.
LEVELT, W. J. M. Speaking: From Intention to Articulation. Cambridge: MIT Press, 1989.
LEVELT, W. J. M.; ROELOFS, A.; MEYER, A. S. A theory of lexical access in speech production. Behavioral and Brain Sciences. v. 22, p. 1-75, 1999.
LIMA-RODRIGUES, C.E.S. Um estudo exploratório do processamento de informação das interfaces na aquisição da linguagem: o aspecto verbal no português. Dissertação [Mestrado em Letras]. Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, 2007.
Longchamps, J. R. O modo verbal na aquisição do Português Brasileiro: evidências naturalistas e experimentais da percepção, expressão e compreensão da distinção realis/irrealis. Dissertação [Mestrado em Letras]. Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, 2009.
LOPES, R. Estágios no processo de aquisição de número no DP do português brasileiro. Letras de Hoje, Porto Alegre, v. 39, n.3, p. 157-171, 2004.
MCSHANE, J.; WHITTAKER, S. The Encoding of Tense and Aspect by Three- to Five-Year-Old Children. Journal of Experimental Child Psychology. v. 45, n.1, p.52-70, 1988.
MEHLER, J.; JUSCZYK, P.; DEHAENE-LAMBERTZ, G.; BERTONCINI, N.; AMIEL-TISON, C. A precursor of language acquisition in young infants. Cognition . v. 29, p.143-178, 1988.
MIRANDA, F. V. C. O custo de processamento de orações relativas: um estudo experimental sobre relativas com pronome resumptivo no português brasileiro. Dissertação [Mestrado em Letras], Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2008.
MIRANDA, F. V. C.; CORRÊA, L. M. S. Resumptive pronouns in relative clauses: A last resource processing strategy in sentence production. Pôster apresentado no 14th Annual Conference on Architectures and Mechanisms for Language Processing (AMLaP), Cambridge, UK, 2008.
MORGAN, J. L.; DEMUTH, K. Signal to Syntax: an overview. In: MORGAN, J. L.; DEMUTH, K. (Orgs.). Signal to Syntax: Bootstrapping from speech to grammar in early acquisition. Mahwah, New Jersey: Lawrence Erlbaum Associates, 1996. p. 1-22.
MUNN, A.; SCHMITT, C. Bare Nominals and the Morpho-syntax of Number. In: CRESTI, D; SATTERFIELD, T; TORTORA, C. (eds.) Current Issues in Romance Linguistics: Selected Papers from the XXIXth Linguistic Symposium on Romance Languages (LSRL), Ann Arbor, April 1999. Amsterdam: John Benjamins, 2001. p. 217-231.
PALMER, F.R. Mood and Modality. Second edition. Cambridge: Cambridge University Press, 2001.
PÉREZ-LEROUX, A.T.; MUNN, A.; SCHMITT, C.; DEIRISH, M. Learning definite determiners: genericity and definiteness in English and Spanish. Boston University Conference on Language Development 28, Proceedings Supplement, 2004. http://www.bu.edu/linguistics/APPLIED/BUCLD/supp.html
PERRONI, M. C. As relativas que são fáceis na aquisição do português brasileiro. D.E.L.T.A., São Paulo, v. 17, n. 1, p.59-79, 2001.
RODRIGUES, E. Complexidade computacional em uma visão integrada processador/gramática: definição de uma métrica de avaliação de custo computacional na produção e na compreensão da linguagem. Projeto Bolsa de Produtividade, PUC-Rio, 2008.
SILVA, C. A. Aquisição de pronomes clíticos diferenciados em português europeu. Comemorações dos 75 anos do CLUL. 2007. Disponível em: http://www.clul.ul.pt/artigos/silva_carolina.pdf
VAN DER LELY, H. SLI in children: movement, economy, and deficits in the computational-syntactic system. Language Acquisition, v. 7, p. 161-192, 1998.
VAN GELDEREN, E. Grammaticalization as Economy. Amsterdam: John Benjamins (Linguistik Aktuell/Linguistics Today 71), 2004.
VINNITSKAYA, I.; WEXLER, K. The role of pragmatics in the development of Russian aspect. First Language . v. 21, n. 62, p. 143-186, 2001.
WARREN, T.; GIBSON, E. The influence of referential processing on sentence complexity. Cognition, v. 85, p. 79-112, 2002.
WARREN, T.; GIBSON, E. Effects of NP-type on reading English clefts. Language and Cognitive Processes, v. 20, n. 6, p. 751-767, 2005.
WAXMANN, S. R. Tudo tinha um nome e de cada nome nascia um novo pensamento: vínculos entre aprendizagem de palavras e organização conceptual no início da aquisição da linguagem. In: CORRÊA, L. M. S. (Org.) Aquisição da Linguagem e Problemas do Desenvolvimento Lingüístico. Rio de Janeiro: Editora da PUC-RIO; São Paulo: Edições Loyola, 2006. p. 129-173.
WEXLER, K. Very early parameter setting and the unique checking constraint: A new explanation of the optional infinitive stage. Lingua, v. 106, p. 23-79, 1998.

Downloads

Publicado

2009-12-01

Como Citar

CORRÊA, L. M. S.; AUGUSTO, M. R. A. Fatores determinantes de custo de processamento e suas implicações para a aquisição da linguagem (Factors affecting processing cost and their implications to language acquisition). Estudos da Língua(gem), [S. l.], v. 7, n. 2, p. 43-78, 2009. DOI: 10.22481/el.v7i2.1091. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/article/view/1091. Acesso em: 16 abr. 2024.