A aquisição de sujeitos nulos em português L2 (The acquisition of null subjects in L2 portuguese)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/el.v7i2.1095

Palavras-chave:

Aquisição, Concordância, Segunda língua, Sujeito nulo, Transferência

Resumo

Este estudo visa investigar a aquisição, em português europeu como segunda língua (L2), de propriedades morfo-sintácticas associadas ao valor positivo do parâmetro do sujeito nulo, por um lado, e, por outro lado, de propriedades pragmático-discursivas que determinam a distribuição de sujeitos nulos e expressos, procurando, simultaneamente, estabelecer o papel da língua materna (L1) dos aprendentes na aquisição destas propriedades. O estudo assenta em dados de produção e de juízos de preferência, de aprendentes de português L2 com diferentes níveis de proficiência. Os resultados indicam aquisição das propriedades morfo-sintácticas, o que constitui evidência de (re)fixação paramétrica, observando-se algumas assimetrias entre falantes de diferentes L1s relativamente ao ritmo de desenvolvimento destas propriedades. Quanto às condições pragmático-discursivas, conclui-se que a sua aquisição é problemática, particularmente para falantes de línguas de sujeito obrigatório.
PALAVRAS-CHAVE: Aquisição. Concordância. Segunda língua. Sujeito nulo. Transferência.

ABSTRACT
This study aims to investigate the L2 acquisition, by learners of L2 European Portuguese at different levels of proficiency, of the morphosyntactic properties associated with a positive value of the null subject parameter, as well as of the discourse-pragmatic properties which determine the distribution of null and overt subjects, whilst simultaneously seeking to establish the role of the learners’ native language in the acquisition of these properties. The study is based on production data and on data obtained from a preference judgement task. The results indicate that the morphosyntactic properties are acquired early, which constitutes evidence of parametric (re)setting, although some differences are observed between speakers of different L1s regarding the pace of development of these properties. As for the discourse-pragmatic properties, their acquisition is shown to be difficult, particularly for speakers of non-null subject languages.
KEYWORDS: Acquisition. Agreement. Second language. Null subject. Transfer.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Madeira, Universidade Nova de Lisboa (UNL/Portugal)

Ana Madeira é Professora do Departamento de Linguística da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e investigadora do Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa. É responsável pelo projecto “Morfologia e Sintaxe na Aquisição de L2” e tem participado em diversos projectos sobre o ensino/aprendizagem do português língua não materna. Desenvolve investigação nos domínios da sintaxe e aquisição de língua segunda.

Maria Francisca Xavier, Universidade Nova de Lisboa (UNL/Portugal)

Maria Francisca Xavier é Professora Associada no Departamento de Linguística da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, com agregação em Linguística Portuguesa - Linguística Comparada - e investigadora do Centro de Linguística da mesma universidade. Desenvolve investigação no âmbito do léxico e da morfossintaxe relativamente aos processos de aquisição/aprendizagem de língua não materna, de variação e mudança linguísticas, em particular, do português e do inglês.

Maria de Lourdes Crispim, Universidade Nova de Lisboa (UNL/Portugal)

Maria De Lourdes Crispim é Professora Associada no Departamento de Linguística da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, presidente da Comissão Directiva do Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa (CLUNL) e responsável pelos cursos intensivos anuais de Português, língua estrangeira. Desenvolve investigação nos domínios do português medieval e do português, língua não materna.

Referências

AL KASEY, T.; PÉREZ-LEROUX, A. T. Second language acquisition of Spanish null subjects. In: FLYNN, S.; MARTOHARDJONO, G.; O'NEIL, W. (orgs.). The Generative Study of Second Language Acquisition. Londres: Lawrence Erlbaum Associates, 1998. p. 161-185.
ALEXIADOU, A.; ANAGNOSTOPOULOU, E. Parameterizing AGR: Word order, V-movement, and EPP checking. Natural Language and Linguistic Theory 16, p. 491-539, 1998.
BELLETTI, A.; LEONINI, C. Subject inversion in L2 Italian. In: COHEN, S. Foster; SHARWOOD, M.; SORACE, A.; OTA, M. (eds) Eurosla Yearbook.. Amsterdam: John Benjamins, 2004. p. 95-118.
CHAO, W. Pro-drop languages and nonobligatory control. University of Massachusetts Occasional Papers in Linguistics 7, 46-74, 1980.
CHOMSKY, N. Lectures on Government and Binding. Dordrecht: Foris, 1981.
_____. The Minimalist Program. Cambridge, Massachusetts: The MIT Press, 1995.
DAVIES, W. D. Morphological uniformity and the null subject parameter in adult SLA. Studies in Second Language Acquisition 18, p. 475–93, 1996.
ISABELLI, C. A. The acquisition of null subject parameter properties in SLA: Some effects of positive evidence in a natural learning setting. Hispania 87, p. 150-162, 2004.
JAEGGLI, O. Topics in Romance Syntax. Dordrecht: Foris, 1982.
JAEGGLI, O.; SAFIR, K. The null subject parameter and parametric theory. The null subject parameter. Organização de ed. by O. Jaeggli e K. Safir. Boston: Kluwer, 1989. p. 1-44.
LAKSHMANAN, U. Universal grammar in child second language acquisition: null subjects and morphological uniformity. Amsterdam: John Benjamins, 1994.
LICERAS, J. M. On some properties of the pro-drop parameter: looking for missing subjects in non-native Spanish. In: GASS, S.; SCHACHTER, J. (orgs.) Linguistic Perspectives in Second Language Acquisition. Cambridge, Massachusetts: Cambridge University Press, 1989. p. 109-133.
LICERAS, J.; DÍAZ, L. Topic-drop versus pro-drop: null subjects and pronominal subjects in the Spanish L2 of Chinese, English, French, German and Japanese speakers. Second Language Research 15, p. 1-40, 1999.
LOZANO, C. The interpretation of overt and null pronouns in non-native Spanish. Durham Working Papers in Linguistics 8, p. 53-66, 2002a.
_____. Knowledge of expletive and pronominal subjects by learners of Spanish. ITL Review of Applied Linguistics 135/6, 2002b, p. 37-60.
LOZANO, C.; Mendikoetxea, A. Verb-Subject order in L2 English: new evidence from the ICLE corpus. In: MONROY, R.; SÁNCHEZ, A. (Org.) 25 años de Lingüística Aplicada en España:Hitos y retos / 25 Years of Applied Linguistics in Spain: Milestones and Challenges. Murcia: Editum, 2008. p. 97-113.
MARGAZA, P.; BEL, A. Null subjects at the syntax-pragmatics interface: evidence from Spanish interlanguage of Greek speakers. In: O’BRIEN, M. Grantham; SHEA, C.; ARCHIBALD, J. (eds). Proceedings of the 8th Generative Approaches to Second Language Acquisition Conference (GASLA 2006). Somerville, MA: Cascadilla Proceedings Project, 2006. p. 88-97.
MENDES, C. ¿Acceso a la GU en la adquisición de L2? Cuando las L1 y L2 comparten el mismo parâmetro (pro-drop). 176 p. Tese. [Mestrado em Linguística]. Universidad Simón Bolívar, Caracas, 2007.
MONTRUL, S. A.; RODRÍGUEZ LOURO, C. Beyond the syntax of the null subject parameter: a look at the discourse-pragmatic distribution of null and overt subjects by L2 learners of Spanish. In: TORRENS, V.; ESCOBAR, L. (eds). The Acquisition of Syntax in Romance Languages. John Benjamins, 2006. p. 401–418.
PÉREZ-LEROUX, A. T.; GLASS, W. R. Null anaphora in Spanish second language acquisition: probabilistic versus generative approaches. Second Language Research 15(2), p. 220-249, 1999.
PHINNEY, M. The pro-drop parameter in second language acquisition. In: ROEPER, T.; WILLIAMS, E. (eds). Parameter Setting. Dordrecht: Reidel, 1987. p. 221-238.
RIZZI, L. Issues in Italian syntax. Dordrecht: Foris, 1982.
_____. On the status of subject clitics in Romance. In: JAEGGLI, O.; SILVA-CORVALAN, C. (orgs.). Studies in Romance Linguistics. Dordrecht: Foris. 1986. p. 391-419.
ROTHMAN, J. Pragmatic solutions for syntactic problems: understanding some L2 Syntactic errors in terms of pragmatic deficits. In: BAAUW, S.; DRIJKONINGEN, F.; PINTO, M. (orgs.). Romance Languages and Linguistic Theory 2005. Amsterdam: John Benjamins, 2007. p. 297-318.
ROTHMAN, J.; IVERSON, M. The syntax of null subjects in L2 Spanish: comparing two L2 populations under different exposure. RESLA 20, p. 185-214, 2007.
SERRATRICE, L. Null and overt subjects at the syntax-discourse interface: evidence from monolingual and bilingual acquisition. In: BAAUW, S.; VAN KAMPEN, J. (orgs.) The Acquisition of Romance Languages. Selected Papers from The Romance Turn II. Utrecht: LOT (LOT Occasional Series 8), 2007. p. 181-200.
SERRATRICE, L.; SORACE, A. Overt and null subjects in monolingual and bilingual Italian acquisition. In: BEACHLEY, B.; BROWN, A.; CONLIN, F. (orgs.). Proceedings of the 27th Annual Boston University Conference on Language Development. Somerville, MA: Cascadilla Press, 2003. p. 739-750.
SORACE, A. Near-nativeness. In: DOUGHTY, C.; LONG, M. (orgs.). The Handbook of Second Language Acquisition. Oxford: Blackwell, 2003. p. 130–152.
_____. Native language attrition and developmental instability at the syntax-discourse interface: data, interpretations and methods. Bilingualism: Language and Cognition, v. 7, n.2, p. 143–145, 2004.
SORACE, A.; FILIACI, F. Anaphora resolution in near-native speakers of Italian. Second Language Research, v. 22, n.3, p. 339-368, 2006.
WHITE, L. The pro-drop parameter in adult second language acquisition. Language Learning, v. 35, n.1, p. 47-62, 1985.
_____. Implications of parametric variation for adult second language acquisition: an investigation of the pro-drop parameter. In: COOK, V. (org.)Experimental Approaches to Second Language Learning. Pergamon Press, 1986. p. 55-72.
XAVIER, G.R. Português brasileiro como segunda língua: um estudo sobre o sujeito nulo. 213 p. Tese. [Doutorado em Linguística]. Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, 2006.
ZOBL, H. Canonical typological structures and ergativity in English L2 acquisition. In: GASS, S.; SCHACHTER, J.(eds.)Linguistic Perspectives on Second Language Acquisition. Cambridge: Cambridge University Press, 1989. p. 203-221.

Downloads

Publicado

2009-12-01

Como Citar

MADEIRA, A.; XAVIER, M. F.; CRISPIM, M. de L. A aquisição de sujeitos nulos em português L2 (The acquisition of null subjects in L2 portuguese). Estudos da Língua(gem), [S. l.], v. 7, n. 2, p. 163-198, 2009. DOI: 10.22481/el.v7i2.1095. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/article/view/1095. Acesso em: 28 mar. 2024.