A teoria da comunicação de Jakobson: suas marcas no ensino de Língua Portuguesa ( The theory of communication by Jakobson: Its marks in Portuguese Language teaching)

Autores

  • Paula Gaida Winch Universidade Federal de Santa Maria (UFSM/Brasil)
  • Silvana Schwab do Nascimento Universidade Federal de Santa Maria (UFSM/Brasil)

DOI:

https://doi.org/10.22481/el.v10i2.1196

Palavras-chave:

Teoria da comunicação, Livro didático de português, Expressão oral

Resumo

Este artigo visa entender se e como a Teoria da Comunicação, de Roman Jakobson, está presente nas atividades de cunho oral do livro didático de Português Projeto Radix - 7º ano. Constatou-se que, na maioria das atividades, o texto oral tem por base o texto escrito, sendo o texto oral espontâneo pouco abordado. A oralidade é pensada, especialmente, a partir do fator constitutivo do ato de comunicação verbal - o canal; sendo mais recorrente a função fática. Observou-se que apesar da teoria da comunicação não estar nos referenciais desse livro, ela se encontra nele, implicitamente e sob outras denominações.
PALAVRAS-CHAVE : Teoria da comunicação. Livro didático de português. Expressão oral

ABSTRACT
This paper aims to understand if and how the Theory of Communication, by Roman Jakobson, is in oral activities from Portuguese textbook – Projeto Radix, 7th grade. It was pointed out that, in most of the activities, the oral text has as basis the written, dealing a few with spontaneous oral text. The oral expression is thought, specially, from the constitutive factor of act of verbal communication – the contact; being the phatic function the most appealing. In general, it was perceived that, despite the theory of communication not be in textbook theoretical references, it is there, implicitly and with other terminology.
KEYWORDS: Theory of Communication. Portuguese Textbook. Oral expression.

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Biografia do Autor

Paula Gaida Winch, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM/Brasil)

Paula Gaida Winch é Doutoranda em Estudos Linguísticos pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Santa Maria/RS (PPGLetras/UFSM). É Mestre em Educação e Licenciada em Letras Português – Inglês e respectivas literaturas pela UFSM. Tem experiência na área de Ensino e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de língua materna, oralidade, linguística e metodologia científica em trabalhos acadêmicos.

Silvana Schwab do Nascimento, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM/Brasil)

Silvana Schwab Nascimento é Doutoranda em Estudos Linguísticos pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Santa Maria/RS (PPGLetras/UFSM). É Mestre em Letras pela UFSM, Licenciada em Letras Português e respectivas literaturas. Atualmente é professora substituta no Curso de Letras da UFSM. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: língua portuguesa, gramática, leitura e produção de texto e linguística.

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Publicado

2012-12-30

Como Citar

WINCH, P. G.; NASCIMENTO, S. S. do. A teoria da comunicação de Jakobson: suas marcas no ensino de Língua Portuguesa ( The theory of communication by Jakobson: Its marks in Portuguese Language teaching). Estudos da Língua(gem), [S. l.], v. 10, n. 2, p. 219-236, 2012. DOI: 10.22481/el.v10i2.1196. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/article/view/1196. Acesso em: 18 abr. 2024.