A emoção na sala de aula: impactos na interação professor/aluno/objeto de ensino (L’emotion dans la salle de classe: les impacts dans l’interaction professeur/elève/objet d’enseignement)

Resumo

Este estudo teve como objetivo investigar as emoções mais recorrentes nas interações em sala de aula e como elas interferem no funcionamento das atividades didáticas propostas pelo professor. A metodologia etnográfica utilizada em uma escola de Ensino Fundamental de Belo Horizonte (MG) e o uso de múltiplos instrumentos de coleta (roteiro de observação de campo, questionário, filmagem e autoconfrontação) possibilitaram a visão do objeto sob vários ângulos e frentes teóricas. Por meio desta pesquisa, identificaram-se contextos interacionais recorrentes na sala de aula, os quais foram estruturados em quatorze Tópicas da Emoção na Interação em Sala de Aula, focalizando emoções positivas e negativas, que interferem no funcionamento da aula.
PALAVRAS-CHAVE: Emoção. Interação. Sala de aula. Discurso. Sociointeracionismo Discursivo.


RESUMÉ
Cette étude visait à analyser les émotions les plus courantes au sein des interactions en salle de classe et comment celles-ci affectent le développement des activités didactiques proposées par le professeur. La méthodologie ethnographique employée dans une école élémentaire de Belo Horizonte (Brésil) ainsi que l’utilisation de plusieurs outils de collecte (feuille de route pour observation de champ, questionnaire, enregistrement vidéo et autoconfrontation) ont rendu possible la vision de l’objet sous plusieurs angles et fronts théoriques. Par le biais de ce travail, les contextes d’interaction récurrents en salle de classe ont été identifiés, lesquels furent structurés en quatorze Topiques d’Émotion dans l’Interaction en Salle de Classe, focalisant sur les émotions positives et négatives, qui interfèrent dans le fonctionnement de la classe.
MOT-CLE: Emotion. Interaction. Salle de classe. Discours. Socio-Interactionnisme Discursif.

Biografia do Autor

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Ada Magaly Matias Brasileiro é especialista em Língua Portuguesa, Didática, Metodologia Científica e Linguística; mestre em Língua Portuguesa e doutora em Letras: Linguística e Língua Portuguesa pela PUC Minas. É professora adjunta da Faculdade Pitágoras e pesquisadora das áreas de linguagem e método científico, tendo atuado da Educação Infantil à Pós-Graduação. Das suas publicações, destaca-se o “Manual de Produção de Textos Acadêmicos e Científicos”, Editora Atlas, 2013.

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Publicado
2014-12-30
Como Citar
BRASILEIRO, Ada Magaly Matias. A emoção na sala de aula: impactos na interação professor/aluno/objeto de ensino (L’emotion dans la salle de classe: les impacts dans l’interaction professeur/elève/objet d’enseignement). Estudos da Língua(gem), [S.l.], v. 12, n. 2, p. 292-313, dez. 2014. ISSN 1982-0534. Disponível em: <http://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/article/view/1266>. Acesso em: 15 nov. 2019. doi: https://doi.org/10.22481/el.v12i2.1266.