Acontecimento enunciativo e temporalidade: análise de um texto publicitário (Évènement enonciative et temporalité: analyse d’un texte publicitaire)

  • Carolina de Paula Machado Universidade Federal de São Carlos (UFSCar/Brasil)

Resumo

Neste artigo, objetivamos compreender como se constituem os sentidos de um texto publicitário que traz informações sobre a vida pessoal e literária do escritor Machado de Assis para comemorar o aniversário de um banco, questionando o porquê de o locutor publicitário trazer essas informações. Para isso, realizamos uma reflexão sobre a questão do tempo na noção de enunciação, e usamos como suporte teórico a Semântica do Acontecimento. O passado (memorável) mobilizado sobre a vida do escritor é compreendido quando o relacionamos ao presente e ao futuro do acontecimento de enunciação.
PALAVRAS-CHAVE: Sentido. Tempo. Acontecimento Enunciativo.


RÉSUMÉ
Dans cet article, nous objectivons comprendre comment se constituent les sens d'un texte publicitaire qu'amène des informations sur la vie personnelle et littéraire d'écrivain brésilien Machado de Assis afin de célébrer l'anniversaire d'une banque. Nous nous interrogeons pourquoi le locuteur publicitaire amène ces genres d'informations. Pour cela, nous avons mené une réflexion sur la question du temps dans la notion d'énonciation et nous avons utilisé comme outil théorique la Sémantique de l'évènement. Le passé (le mémorable) qui est mobilisé dans la vie d'écrivain peut être compris quand nous relationnons le présent et le futur d'évènement de l'énonciation.
MOTS-CLÉS: Sens. Temps. Évènement enonciative

Biografia do Autor

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Carolina de Paula Machado é Doutora em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas e realizou um estágio doutoral na École Normale Supérieure Lettres et Sciences Humaines de Lyon (ENS-LSH), França. É docente do departamento de Letras da Universidade Federal de São Carlos e pesquisadora da Unidade de estudos históricos, políticos e sociais da linguagem (UEHPOSOL).

Referências

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Revista Veja. São Paulo: editora abril, 21 de setembro de 2011.
Publicado
2015-06-30
Como Citar
MACHADO, Carolina de Paula. Acontecimento enunciativo e temporalidade: análise de um texto publicitário (Évènement enonciative et temporalité: analyse d’un texte publicitaire). Estudos da Língua(gem), [S.l.], v. 13, n. 1, p. 199-212, jun. 2015. ISSN 1982-0534. Disponível em: <http://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/article/view/1289>. Acesso em: 23 set. 2019. doi: https://doi.org/10.22481/el.v13i1.1289.