Gramática na Aquisição da Linguagem: o desenho da Fonologia (Grammar in Language Acquisition: the design of Phonology)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/el.v13i2.1299

Palavras-chave:

Aquisição fonológica, Inventário consonantal, Princípios universais

Resumo

Este artigo apresenta uma reflexão sobre a construção gradativa da gramática no processo de aquisição da fonologia por crianças falantes nativas do português do Brasil, com foco na constituição do inventário de segmentos consonantais. A sistematicidade do processo pôde ser reconhecida e explicitada com os pressupostos teóricos propostos por Clements ([2005] 2009), que apresenta, com base em traços distintivos, princípios que, de forma interativa, são determinantes da organização de inventários fonológicos das línguas. A análise, com fundamento em dois princípios chamados neste estudo – o Princípio de Robustez e o Princípio de Economia de Traços –, pôde trazer evidências de que há tendências universais subjacentes à formação das gramáticas fonológicas das crianças em fase de aquisição da linguagem, assim como ocorre em relação à constituição dos inventários fonológicos das línguas.
PALAVRAS-CHAVE: Aquisição fonológica. Inventário consonantal. Princípios universais.

ABSTRACT
This paper presents a reflection on the gradual construction of grammar in the process of phonological acquisition by children who are native speakers of Brazilian Portuguese, focusing on the constitution of the consonantal segment inventory. The systematicity of the process could be recognized and explained by Clements’ theoretical presuppositions ([2005] 2009), whose distinctive feature-based principles, in an interactive way, have determined the organization of the phonological inventories of languages. Based on two principles – Robustness and Feature Economy –, the analysis that was carried out in this study could evidence that there are universal tendencies underlying the formation of children’s phonological grammars in their language acquisition process, as well as in the constitution of the phonological inventories of languages.
KEY-WORDS: Phonological acquisition. Consonantal inventory. Universal principles.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carmen Lúcia Barreto Matzenauer, Universidade Católica de Pelotas (UCPEL/Brasil)

Carmen Lúcia Barreto Matzenauer é professora do Programa de Pós-Graduação em Letras – Mestrado/Doutorado – da Universidade Católica de Pelotas (UCPEL). Tem Mestrado e Doutorado em Letras, na área de Linguística Aplicada, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. É pesquisadora Nível 1 do CNPq, tendo como focos de interesse Aquisição da Fonologia, Teoria Fonológica, Fonologia do Português e Fonologia Clínica. Publicou artigos em periódicos especializados, livros, capítulos de livros e anais de congressos; apresentou trabalhos em eventos no exterior e no Brasil. Orienta trabalhos de Iniciação Científica, de Mestrado e de Doutorado.

Referências

ARCHANGELI, Diana. Optimality Theory: an introduction to linguistics in the 1990s. In: ARCHANGELI, D.; LANGENDOEN, D. T. (Ed.) Optimality Theory: an overview. Oxford: Blackwell, 1997.
CLEMENTS, George Nick. The Role of Features in Phonological Inventories. Symposium on Phonological Theory: Representations and Architecture. New York: CUNY, 2005.
FIKKERT, Paula. On the Acquisition of Prosodic Structure. Ph.D. Dissertation. University of Leiden, Leiden, 1994.
FREITAS, Maria João. Aquisição da estrutura silábica do português europeu. Ph.D. Dissertation. Faculdade de Letras, Universidade de Lisboa, Lisboa, 1997.
HAMMOND, Michael. The Phonology of English – a prosodic Optimality-theoretic approach. New York: Oxford University Press, 1999. JAKOBSON, Roman. Child language, aphasia and phonological universals. The Hague: Mouton, 1968.
LAZZAROTTO-VOLCÃO, Cristiane. Modelo padrão de Aquisição de Contrastes: uma proposta de avaliação e classificação dos Desvios Fonológicos. Tese (Doutorado em Letras) – Universidade Católica de Pelotas, Pelotas, 2009.
MATZENAUER-HERNANDORENA, Carmen L. Relações implicacionais na aquisição da fonologia. Letras de Hoje, Porto Alegre, v. 31, n.2, p. 67-76, 1996.
MOTA, Helena B. Aquisição segmental do Português: um modelo implicacional de complexidade de traços. Tese (Doutorado em Letras) – PUCRS, Porto Alegre, 1996.

Downloads

Publicado

2015-12-30

Como Citar

MATZENAUER, C. L. B. Gramática na Aquisição da Linguagem: o desenho da Fonologia (Grammar in Language Acquisition: the design of Phonology). Estudos da Língua(gem), [S. l.], v. 13, n. 2, p. 9-34, 2015. DOI: 10.22481/el.v13i2.1299. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/article/view/1299. Acesso em: 17 abr. 2024.