A entonação de atos de fala interrogativos por uma criança em fase final de aquisição da linguagem em interação com um adulto: uma análise fonopragmática (La entonación de actos de habla interrogativos por una niña ...)

  • Diego da Silva Vargas UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (UNIRIO/BRASIL)

Resumo

Este trabalho busca descrever as perguntas totais produzidas por uma criança de 3 anos e 5 meses em interação lúdica com um adulto. Seu objetivo era classificar os enunciados nas categorias de atos de fala definidas por Raso (2012) e descrever seu padrão prosódico. Entretanto, os fatores que interferiram na análise (criança em fase de aquisição, fala espontânea, pouca descrição das categorias analisadas) complexificaram o estudo e aqui pretendemos levantar postulações iniciais que possam contribuir para estudos sobre a organização do PB em diferentes atos de fala e sobre a aquisição da prosódia no PB.


Publicado
2017-12-31
Como Citar
VARGAS, Diego da Silva. A entonação de atos de fala interrogativos por uma criança em fase final de aquisição da linguagem em interação com um adulto: uma análise fonopragmática (La entonación de actos de habla interrogativos por una niña ...). Estudos da Língua(gem), [S.l.], v. 15, n. 2, p. 7-23, dez. 2017. ISSN 1982-0534. Disponível em: <http://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/article/view/3537>. Acesso em: 16 nov. 2018. doi: https://doi.org/10.22481/el.v15i2.3537.