Crianças cometem lapsos da língua? Algumas evidências dos processos metafóricos e metonímicos desde as falas iniciais (Do children commit slips of the tongue? Some evidence regarding metaphoric and metonymic …)

  • Erica Reviglio Iliovitz Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN/Brasil) http://orcid.org/0000-0002-6786-4685
  • Juliana Galindo de Oliveira Pontes Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE/Brasil)

Resumo

Esse trabalho visa investigar se crianças podem cometer lapsos da língua. A motivação para esse trabalho partiu da necessidade de questionar uma convenção teórica adotada em uma pesquisa anterior (Iliovitz, 2001) levando em consideração os dados de uma outra pesquisa (Oliveira, 2004). O referencial teórico envolve Freud (1977, 1987), Saussure (1989), Jakobson (1971) e os processos metafóricos e metonímicos sob o enfoque interacionista de De Lemos (1992). A conclusão é que crianças estão sujeitas aos processos metafóricos e metonímicos desde as falas iniciais e, portanto, também podem cometer lapsos.
PALAVRAS-CHAVE: Aquisição da linguagem. Interacionismo. Lapsos da língua.

Biografias do Autor

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Erica Reviglio Iliovitz é Doutora em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e professora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

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Juliana Galindo de Oliveira Pontes é Mestre em Psicologia Cognitiva pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e professora da Universidade Federal Rural de Pernambuco, Unidade Acadêmica de Garanhuns (UFRPE/UAG).

Referências

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Publicado
2017-12-31
Como Citar
ILIOVITZ, Erica Reviglio; PONTES, Juliana Galindo de Oliveira. Crianças cometem lapsos da língua? Algumas evidências dos processos metafóricos e metonímicos desde as falas iniciais (Do children commit slips of the tongue? Some evidence regarding metaphoric and metonymic …). Estudos da Língua(gem), [S.l.], v. 15, n. 2, p. 25-36, dez. 2017. ISSN 1982-0534. Disponível em: <http://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/article/view/3538>. Acesso em: 13 out. 2019. doi: https://doi.org/10.22481/el.v15i2.3538.