A imagem do autor Mattoso Câmara em periódicos de linguística brasileiros (Author's image mattoso câmara in language of journal brasilian)

  • Roberto Leiser Baronas UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS (UFSCAR/BRASIL)
  • Lígia Mara Boin Menossi de Araujo UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS (UFSCAR/BRASIL)
  • Nayla Vieira Semensato UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS (UFSCAR/BRASIL)

Resumo

Neste artigo, temos como objetivo investigar como é construída a imagem de autor de um dos precursores da linguística no Brasil, o professor Joaquim Mattoso Câmara Jr.. Como embasamento teórico, mobilizamos as três instâncias discursivas: a pessoa, o escritor e o inscritor empreendida por Maingueneau (2006) e nosso corpus de análise e composto por pelos prefácios três periódicos brasileiros publicados em comemoração ao centenário de nascimento de Mattoso. Após algumas reflexões analíticas nos mostraram uma imagem do autor que vai além do estudioso inovador, mas daquele que trouxe luz aos estudos da linguagem brasileiros.

Publicado
2017-12-31
Como Citar
BARONAS, Roberto Leiser; ARAUJO, Lígia Mara Boin Menossi de; SEMENSATO, Nayla Vieira. A imagem do autor Mattoso Câmara em periódicos de linguística brasileiros (Author's image mattoso câmara in language of journal brasilian). Estudos da Língua(gem), [S.l.], v. 15, n. 2, dez. 2017. ISSN 1982-0534. Disponível em: <http://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/article/view/3543>. Acesso em: 16 nov. 2018. doi: https://doi.org/10.22481/el.v15i2.3543.