O Relação interlocutiva entre brasileiros e imigrantes estabelecidos no brasil: implicação do domínio de uma modalidade de gênero de diálogo do cotidiano (Interlocutive relationship between Brazilians and immigrants…)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/el.v16i1.4882

Resumo

Este artigo apresenta os primeiros resultados de uma análise que visa compreender a diferença existente entre o domínio da língua em termos linguístico-gramaticais e o domínio de um determinado gênero e/ou modalidade de gênero discursivo, bem como a implicação desse domínio no processo de construção de sentido na relação interlocutiva. Amparados em particularidades teóricas de Bakhtin (2003) e Selinker (2014), com foco nas questões de contexto de produção de enunciados/discursos e na relação interlocutiva como fatores determinantes do gênero, procuramos compreender a dinâmica desse processo em uma modalidade específica de gênero discursivo: o diálogo do cotidiano entre falantes de diferentes idiomas. Durante as análises, três tipos de relações interlocutivas modalizadas por atores em diferentes papéis sociais foram identificadas nas falas dos dois voluntários entrevistados, sendo um campo fértil de análise da influência dessas relações no estabelecimento ou não de sentido entre os interlocutores. Nosso material de análise é, portanto, um corpus de texto transcrito produzido durante entrevista com dois indivíduos imigrantes estabelecidos em Francisco Beltrão – PR, Brasil. A apreciação dos dados é de cunho qualitativo e comparativo. A análise dos enunciados produzidos pelos indivíduos entrevistados nos auxilia na compreensão da teoria bakhtiniana sobre relação interlocutiva entre atores em seus papéis sociais e a implicação do domínio de um gênero discursivo como situação partilhada e fator relevante para a negociação/produção de sentido.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anselmo Pereira de Lima, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR/ Brasil)

Anselmo Pereira de Lima é doutor e mestre em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem (LAEL) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP - 2003-2008). Licenciado em Letras Português-Inglês pelas Faculdades Oswaldo Cruz, em São Paulo (FOC-SP - 1999-2002). Bacharelado em Direito em andamento na Faculdade Mater Dei (MD - 2017). Estágio de Doutorado na Equipe Clínica da Atividade do Departamento de Psicologia do Trabalho do Conservatório Nacional de Artes e Ofícios (CNAM) de Paris - França - como bolsista CAPES (2006-2007). Estágio de Pós-Doutorado na Faculdade de Educação e Desenvolvimento Humano da University of Delaware (UDel) com colaborações na LaGuardia Community College of The City University of New York (CUNY) - Estados Unidos - como bolsista CAPES-FULBRIGHT (2013-2014). Professor Associado I da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Câmpus Pato Branco, onde atua como Professor-Pesquisador no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR), no Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) e no Curso de Licenciatura em Letras Português-Inglês. Líder do Grupo de Pesquisa CNPq Linguagem, Atividade e Desenvolvimento Humano (LAD´Humano). Membro dos Grupos de Pesquisa CNPq ATELIER Linguagem e Trabalho (PUC-SP) e Laboratório de Estudos Avançados de Linguagens (UCPEL). Interessa-se, principalmente, por iniciativas de ensino, pesquisa e extensão com foco em relações entre Linguagem, Educação, Trabalho e Direito na linha dos escritos de Bakhtin e do Círculo e de Vygotsky e seus Colaboradores.

Maria de Lourdes  Bernartt, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR/ Brasil)

Maria de Lourdes Bernartt é doutora e mestre em Educação (Unicamp). Professora Associada da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR Campus Pato Branco. Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR), da UTFPR, na Linha Educação e Desenvolvimento, na qual orienta no Mestrado e no Doutorado, os temas: Políticas públicas de educação e de desenvolvimento; Políticas públicas de educação para populações do campo; Políticas públicas migratórias; Políticas públicas para pessoas idosas; Educação em direitos humanos & diversidades. Líder do Grupo de Pesquisa - GEPEL- Grupo de Estudos e Pesquisas sobre a Linguagem. Membro do Centro de Pesquisa e Apoio ao desenvolvimento Regional ( CEPAD). Membro do Grupo de Estudos sobre Imigrações para o Oeste de Santa Catarina (GEIROSC).

Anaís Andrea Neis de Oliveira, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR/ Brasil)

Anaís Andrea Neis de Oliveira é mestre em Letras (Linguística) pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Pato Branco. Interessa-se por pesquisas e projetos envolvendo linguagem em contextos educacionais e de trabalho, imigração, formação continuada e identidade profissional docente (docentes de LEM).

Downloads

Publicado

2018-06-30

Como Citar

LIMA, A. P. de; BERNARTT, M. de L.; OLIVEIRA, A. A. N. de. O Relação interlocutiva entre brasileiros e imigrantes estabelecidos no brasil: implicação do domínio de uma modalidade de gênero de diálogo do cotidiano (Interlocutive relationship between Brazilians and immigrants…). Estudos da Língua(gem), [S. l.], v. 16, n. 1, p. 87-101, 2018. DOI: 10.22481/el.v16i1.4882. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/article/view/4882. Acesso em: 28 mar. 2024.