O papel do discurso do outro na crônica (The role of discourse of someone else in chronicle)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/el.v16i1.4883

Resumo

A voz do outro está presente no nosso falar cotidiano, no dizer retórico, e no discurso literário. Nessas condições e sob uma perspectiva dialógica e polifônica bakhtiana (1981, 1992), este artigo objetiva identificar e compreender o modo como o discurso do outro, mostrado ou velado, segundo Authier-Revuz (1982, 1998), manifesta-se no dizer literário. Para tanto, selecionamos duas crônicas, ambas publicadas no jornal Zero Hora (RS), com o intuito de analisar sob quais estratégias discursivo-linguísticas a voz do outro se manifesta, e também os efeitos de sentido que produz no texto. Investigamos o funcionamento dos discursos direto, indireto e indireto livre, bem como de outros indicadores, marcados ou não, relacionando-os com o dizer do locutor/narrador que, ora busca aproximar-se, ora, afastar-se da voz do outro, dependendo do efeito semântico que busca produzir.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cleide Inês Wittke, Universidade Federal de Pelotas (UFPEL/Brasil)

Cleide Inês Wittke é doutora pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e mestre em Letras pela Universidade Federal de Santa Maria. Concluiu em 2015 seus estudos de pós-doutorado na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, na Universidade de Genebra (UNIGE), com bolsa da Capes. É professora Associada na Universidade Federal de Pelotas desde 2009, atuando na Graduação e na Pós-graduação do Centro de Letras e Comunicação. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase nessas teorias: Análise do Discurso, Semântica Argumentativa, Linguística Textual, Interacionismo Sociodiscursivo, atuando principalmente nos seguintes temas: material didático, ensino de língua materna, PCNs, discurso e gramática, texto, sentido, gêneros textuais, formação de professores, estratégias de leitura e de escrita, ressaltando a importância da reescrita e didática.

Downloads

Publicado

2018-06-30

Como Citar

WITTKE, C. I. O papel do discurso do outro na crônica (The role of discourse of someone else in chronicle). Estudos da Língua(gem), [S. l.], v. 16, n. 1, p. 103-117, 2018. DOI: 10.22481/el.v16i1.4883. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/article/view/4883. Acesso em: 24 abr. 2024.