Nós e a gente: breve estudo da saliência fônica em variedades populares do português brasileiro e europeu

  • Cristiane Namiuti Temponi Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb /Brasil)
  • Josany Maria Jesus Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb /Brasil)

Resumo

Não é novidade que ambos os pronomes “nós” e “a gente” são bastante utilizados nas variedades populares do Português Brasileiro (PB) e do Português Europeu (PE), contudo existem diferenças no uso desses pronomes que podem ajudar a diferenciar uma e outra gramática. Analisamos amostras de fala retirada de corporade variedades populares do PB e do PE. Como recorte, nesse trabalho, apresentaremos o resultado da descrição e análise da variável saliência fônica, uma vez que este se mostrou relevante, pois sua forma esdrúxula P4 foi atestada apenas nos dados do PE. Tal resultado pode vir a somar e corroborar a hipótese de gramáticas distintas que subjazem os fatos atestados nas variedades PB e PE.
PALAVRAS-CHAVE: “Nós”; “a gente”; saliência fônica; língua portuguesa.


 

Biografias do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Cristiane Namiuti Temponi é Doutora em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas – Unicamp. Professora do Departamento de Estudos Linguísticos e Literários e professora do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB.

##submission.authorWithAffiliation##

Josany Maria de Jesus Silvatem Mestrado em Linguística pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) e é licenciada em Letras Vernáculas pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB).

Publicado
2018-12-31
Como Citar
TEMPONI, Cristiane Namiuti; JESUS, Josany Maria. Nós e a gente: breve estudo da saliência fônica em variedades populares do português brasileiro e europeu. Estudos da Língua(gem), [S.l.], v. 16, n. 2, p. 7-20, dez. 2018. ISSN 1982-0534. Disponível em: <http://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/article/view/4889>. Acesso em: 20 maio 2019. doi: https://doi.org/10.22481/el.v16i2.4889.

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##

##plugins.generic.recommendByAuthor.noMetric##