Verbo levar em uso: descrição e análise dos deslizamentos funcionais

  • Gessilene Silveira Kanthack Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC/Bahia)
  • Nahendi Almeida Mota Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC/Brasil)

Resumo

Neste trabalho, descrevemos o comportamento sintático-semântico do verbo levar, tendo como corpuscrônicas publicadas no ano de 2016 no siteCrônicas do Dia. Analisamos as funções assumidas por esse verbo a partir de um continuumde uso que permite compreender seus deslizamentos funcionais. Da análise feita, constatamos: o verbo levar integra um continuum que se inicia com usos que denotam sua função +concreta, propriedade típica de verbo pleno, e que se amplia com usos diversificados, dentre eles os que indicam funções gramaticalizadas, em que o verbo levar exerce o papel de verbo-suporte e de verbo auxiliar.
PALAVRAS-CHAVE: Verbo levar. Usos. Gramaticalização. Funcionalismo.

Biografias do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Gessilene Silveira Kanthack é mestre e doutora em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina. É professora titular-plena da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC-Ilhéus-Bahia), atuando na graduação, no Mestrado em Letras, Linguagens e Representações e no Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS).

##submission.authorWithAffiliation##

Nahendi Almeida Mota é mestra em Letras: Linguagens e Representações pela Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC (2018). Participa do Grupo de Pesquisa Linguagem, estruturas e práticas sociais (Uesc/CNPq).

Publicado
2018-12-30
Como Citar
KANTHACK, Gessilene Silveira; MOTA, Nahendi Almeida. Verbo levar em uso: descrição e análise dos deslizamentos funcionais. Estudos da Língua(gem), [S.l.], v. 16, n. 2, p. 21-39, dez. 2018. ISSN 1982-0534. Disponível em: <http://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/article/view/4891>. Acesso em: 20 maio 2019. doi: https://doi.org/10.22481/el.v16i2.4891.

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##

##plugins.generic.recommendByAuthor.noMetric##