“De mulher para mulher”: uma análise discursivo-crítica da representação da identidade de Marisa Letícia em post publicitário das lojas Marisa

  • Maria Carmen Aires Gomes Universidade Federal de Viçosa (UFV/Brasil)
  • Carolina Duarte Garcia Universidade Federal de Viçosa (UFV/Brasil)

Resumo

Este artigo analisa a forma pela qual os corpos e os discursos da ex-primeira dama Marisa Letícia e do ex-presidente Lula e suas ações são socialmente produzidas através do gênero discursivo post publicitário. Esse post foi veiculado no dia 11/05/2017 pela equipe de marketização das Lojas Marisa no Facebook e trata-se da recontextualização de um evento social: o depoimento de Lula, ocorrido no dia 10/05/2017, recontextualizado por meio do enunciado: “Se sua mãe ficar sem presente, a culpa não é da Marisa”. A abordagem teórico-metodológica é a Análise do Discurso Textualmente Orientada (FAIRCLOUGH, 2001; 2003); (CHOULIARAKI&FAIRCLOUGH 1999) e as discussões sobre performances de feminilidades (BUTLER, 2010).
PALAVRAS-CHAVE: Análise do Discurso Crítica; Gênero; Recontextualização; Post publicitário; Performances.


 

Biografias do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Maria Carmen Aires Gomes é doutora em Estudos Lingüísticos/Análise do Discurso. Realizou o Estágio de Pós-Doutorado sob a supervisão da Profa. Dra. Leila Barbara (PUCSP), 2011 e em 2016 na UnB sob a supervisão da Profa. Dra. Viviane Vieira.  É Mestre em Estudos Lingüísticos/Análise do Discurso, pela Universidade Federal de Minas Gerais (1996), onde também, na UFMG. É professora efetiva - Associada III - da Universidade Federal de Viçosa com experiência na área de Lingüística, com ênfase em Análise do Discurso, atuando principalmente nos seguintes temas: Análise de Discurso Crítica, Linguística Sistêmico-Funcional,Relações entre corpo, gênero social e discurso. É, também, professora Associada II do Programa de Pós-Graduação em Letras, do Departamento de Letras (DLA), da Universidade Federal de Viçosa (UFV) e professora Colaboradora POSLIN-UFMG.

 

##submission.authorWithAffiliation##

Carolina Duarte Garcia é atualmente estudante de graduação Letras - habilitação Português e Literaturas de Língua Portuguesa, iniciado em 2016, pelo Departamento de Letras (DLA) da Universidade Federal de Viçosa (UFV). É bolsista de Iniciação Científica (PIBIC/CNPQ), programa em que realiza o projeto “Publicidade, Mídia e Discurso”: Analisando a Recontextualização de um Evento Social e suas Reações Sociodiscursivas”, sob a orientação da Professora Doutora Maria Carmen Aires Gomes (UFV). É, também, integrante do grupo de pesquisa AFECTO - Abordagens Faircloughianas para Estudos sobre Corpo/Discurso/Gênero Textualmente Orientado, onde realiza trabalhos com ênfase em Análise do Discurso, atuando principalmente nos seguintes temas: Análise de Discurso Crítica, Linguística Sistêmico-Funcional e relações entre corpo, gênero social e discurso. Atuou no Centro Acadêmico de Letras (CALET-UFV), sob a Gestão Katharsis, no ano de 2017.

 

Publicado
2018-12-30
Como Citar
GOMES, Maria Carmen Aires; GARCIA, Carolina Duarte. “De mulher para mulher”: uma análise discursivo-crítica da representação da identidade de Marisa Letícia em post publicitário das lojas Marisa. Estudos da Língua(gem), [S.l.], v. 16, n. 2, p. 107-119, dez. 2018. ISSN 1982-0534. Disponível em: <http://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/article/view/4895>. Acesso em: 20 maio 2019. doi: https://doi.org/10.22481/el.v16i2.4895.

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##

##plugins.generic.recommendByAuthor.noMetric##