Discurso e sociedade: a democratização do acesso ao direito/justiça pela simplificação da linguagem jurídica

  • Antonio Escandiel de Souza Universidade de Cruz Alta (Unicruz/Brasil)
  • Carla Rosane da Silva Tavares Alves Universidade de Cruz Alta (Unicruz/Brasil)
  • Andrea Moser Keitel Universidade de Cruz Alta (Unicruz/Brasil)
  • Ana Luísa Moser Keitel Universidade de Cruz Alta (Unicruz/Brasil)

Resumo

Numa perspectiva interdisciplinar, tendo em vista a abordagem que envolve a ciência da linguagem e do Direito, este artigo discute resultados de um estudo sobre a simplificação da linguagem jurídica como forma de democratizar o acesso à Justiça, sob a visão dos profissionais do contexto jurídico de Cruz Alta – RS. O estudo justifica-se pelo fato de que há uma grande dificuldade por parte da sociedade na compreensão de expressões jurídicas, o que dificulta o acesso à Justiça. Os dados evidenciam um avanço na aceitação e no exercício da simplificação da linguagem jurídica, antes praticamente inaceitável pelos operadores do direito.
PALAVRAS-CHAVE: Discurso. Simplificação. Democratização. Justiça. Poder.

Biografias do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Antonio Escandiel de Souza é doutor em Linguística Aplicada (UFRGS). Coordenador Adjunto do Programa de Pós-Graduação em Práticas Socioculturais e Desenvolvimento Social  da Universidade de Cruz Alta; docente da disciplina de Linguagem e Sociedade no referido Programa de Pós-Graduação e docente da disciplina de Competência Comunicativa do Curso de Direito da UNICRUZ; Coordenador do Projeto financiado pela FAPERGS e primeiro líder do Grupo de Estudos Linguísticos (GEL/UNICRUZ).

##submission.authorWithAffiliation##

Carla Rosane da Silva Tavares Alves é doutora em Literatura Comparada (UFRGS). É professora e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Práticas Socioculturais e Desenvolvimento Social da Universidade de Cruz Alta. É pesquisadora segunda líder do Grupo de Pesquisa GEL-UNICRUZ e colaboradora do Projeto.

##submission.authorWithAffiliation##

Andrea Moser Keitel é Mestre em Direito (UNISINOS). É Coordenadora do Curso de Direito da Universidade de Cruz Alta.

##submission.authorWithAffiliation##

Ana Luísa Moser Keitel é acadêmica do Curso de Direito da Universidade de Cruz Alta. É Bolsista Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS). É pesquisadora em nível de Iniciação científica do Grupo de Estudos Linguísticos (GEL/UNICRUZ).

Publicado
2018-12-30
Como Citar
SOUZA, Antonio Escandiel de et al. Discurso e sociedade: a democratização do acesso ao direito/justiça pela simplificação da linguagem jurídica. Estudos da Língua(gem), [S.l.], v. 16, n. 2, p. 81-93, dez. 2018. ISSN 1982-0534. Disponível em: <http://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/article/view/4897>. Acesso em: 20 maio 2019. doi: https://doi.org/10.22481/el.v16i2.4897.

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##

##plugins.generic.recommendByAuthor.noMetric##