Síndrome de Down: o papel da Neurolinguística na aquisição do pronome possessivo

  • Carla Salati Almeida Ghirello-Pires Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb/Brasil)
  • Nayra Marinho Silva Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB/Brasil)

Resumo

Neste trabalho, apresentamos resultados de pesquisa que teve como objetivo analisar o processo de apropriação do pronome possessivo “meu/minha” no funcionamento da aquisição da linguagem de um jovem com síndrome de Down (SD) e com déficit intelectual, atendido no Grupo de Pesquisa “Fala Down” no Laboratório de Pesquisa e Estudos em Neurolinguística (LAPEN) da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Os dados foram coletados ao longo de dois anos e seis meses, caracterizando um estudo longitudinal de caso único, em sessões semanais com duração de aproximada de uma hora. Os resultados indicaram que JR apresentou ganhos na aquisição dos pronomes possessivos pela vivencia de práticas sociais mediadas pelo outro e por meio da reflexão linguística.
PALAVRAS-CHAVE: Linguagem. Síndrome de Down. Aquisição dos pronomes possessivos.

Biografias do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Carla Salati Almeida Ghirello-Pires é pós-doutora em Psicologia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM); Doutora em Linguística – Neurolinguística - pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP); Mestre em Psicologia pela Universidade de São Paulo (USP); Fonoaudióloga pela Pontifícia Universidade de Campinas (PUCCamp). É docente do Departamento de Estudos Linguísticos e Literários (DELL) e do Programa de Pós-graduação em Linguística (PPGLin) da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). É pesquisadora responsável pelo Grupo de Pesquisa “Fala Down” do Laboratório de Estudos e Pesquisa em Neurolinguística (LAPEN) da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), campus de Vitoria Conquista (BA).

##submission.authorWithAffiliation##

Nayra Marinho Silva é mestre em Linguística pelo Programa de Pós-graduação em Linguística (PPGLin) da Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. É professora Interprete de Libras, graduada em Letras pela mesma Instituição.

Publicado
2018-12-30
Como Citar
GHIRELLO-PIRES, Carla Salati Almeida; SILVA, Nayra Marinho. Síndrome de Down: o papel da Neurolinguística na aquisição do pronome possessivo. Estudos da Língua(gem), [S.l.], v. 16, n. 2, p. 41-53, dez. 2018. ISSN 1982-0534. Disponível em: <http://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/article/view/4988>. Acesso em: 20 maio 2019. doi: https://doi.org/10.22481/el.v16i2.4988.

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##

##plugins.generic.recommendByAuthor.noMetric##