Ambientes discursivos na afasia e na infância (Discursive environments in aphasia and childhood)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/el.v17i1.5295

Palavras-chave:

Linguagem; Escrita; Leitura; Neurolinguística; Afasia.

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar princípios teóricos e práticos da Neurolinguística Discursiva a partir da avaliação e acompanhamento longitudinal de adultos afásicos e de crianças com dificuldades escolares que afetam o aprendizado da leitura/escrita nos ambientes discursivos Centro de Convivência de Afásicos e Centro de Convivência de Linguagens da Universidade Estadual de Campinas. Os dados mostram processos de descoberta e conhecimento das dificuldades que os sujeitos apresentam e que põem em suspenso a relação do sujeito com a linguagem, e que, mediante as várias práticas discursivas em que se engajam, ou podem se engajar, podem vir a acontecer novamente em ambientes discursivos.

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Biografia do Autor

Maria Irma Hadler Coudry, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp/Brasil)

Maria Irma Hadler Coudry é doutora (1986) em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Fez estágio clínico na Universidade Livre de Bruxelas (1982 e 1984), e pós-doutorado na Universidade de Newcastle, Inglaterra (1993/1994). É professora titular (2012) e professora Livre-Docente (2002) do Instituto de Estudos da Linguagem, da UNICAMP, introduzindo a Neurolinguística como domínio de estudo no Brasil em 1981. Atua na linha de pesquisa que relaciona linguagem, cérebro e mente voltada para o estudo da afasia, sob uma visão discursiva. É corresponsável pelo Centro de Convivência de Afásicos (CCA), criado em 1989. É responsável pelo Centro de Convivência de Linguagens (CCAzinho), criado em 2004. É membro do Grupo de Pesquisa e Estudo em Neurolinguística (GPEN/CNPq/UESB) e é Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq – Nível 2.

Sonia Sellin Bordin, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp/Brasil)

Sonia Sellin Bordin é doutora (2010) em Linguística pela UNICAMP. com o estudo de crianças e jovens com dificuldades em fala, leitura e escrita. Professora colaboradora junto ao Departamento de Linguística (Neurolinguística Discursiva) no Instituto de Estudos da Linguagem – UNICAMP. Atua na fonoaudiologia clínica e escolar e tem experiência na avaliação e no acompanhamento de crianças com diagnósticos de Transtorno do Espectro Autista e na área de leitura e escrita.

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Publicado

2019-03-31

Como Citar

COUDRY, M. I. H.; BORDIN, S. S. Ambientes discursivos na afasia e na infância (Discursive environments in aphasia and childhood). Estudos da Língua(gem), [S. l.], v. 17, n. 1, p. 9-22, 2019. DOI: 10.22481/el.v17i1.5295. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/article/view/5295. Acesso em: 19 abr. 2024.