Aquisição fonológica atípica: o que os dados de crianças brasileiras e portuguesas revelam (Atypical phonological acquisition: what data from Brazilian and Portuguese children reveal)
DOI:
https://doi.org/10.22481/el.v17i2.5336Palavras-chave:
Desvio fonológico; Princípios fonológicos; Robustez.Resumo
Este artigo tem como objetivo analisar dados de fala de crianças brasileiras e portuguesas com desvio fonológico, a partir do Modelo Padrão de Aquisição de Contrastes para o português brasileiro e para o português europeu, o PAC-PB e o PAC-PE. Mais precisamente, quer se verificar como se comportam os sistemas fonológicos dessas crianças relativamente aos princípios fonológicos baseados em traços propostos por Clements ([2005] 2009) para as línguas naturais. Os dados evidenciaram que crianças com desvio fonológico tendem a não respeitar um ou mais princípios fonológicos. Com destaque, de forma unânime as crianças, cujas gramáticas fonológicas foram aqui analisadas, apresentam dificuldades em organizá-las nos termos do princípio da robustez, que estabelece que contrastes mais robustos sejam preferíveis nas fonologias das línguas e nos estágios iniciais da aquisição.
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