Os usos alternados das formas pronominais de segunda pessoa do singular cê, você e tu na comunidade linguística de Porto Nacional, Tocantins (The alternating uses of second person singular pronouns cê, você e tu in the speech community of Porto Nacional)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/el.v18i2.5816

Palavras-chave:

Pronomes cê/você/tu; Alternância; Porto Nacional; Variação linguística.

Resumo

Neste artigo, descrevemos e analisamos, com base nos pressupostos teórico-metodológicos da Sociolinguística Variacionista, os usos alternados dos pronomes de segunda pessoa do singular cê, você e tu na fala da comunidade urbana de Porto Nacional, Tocantins. A análise dos dados quantificados mostrou-nos que os falantes portuenses alternam as formas cê e você com maior frequência, com prioridade no uso da variante cê. Houve, no entanto, contextos que favoreceram a ocorrência do pronome você e outros em que o uso da forma reduzida mostrou-se mais significativo. Por outro lado, o pronone tu mostrou-se pouco recorrente na fala dos utentes participantes da pesquisa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Rilda Alves da Silva Martins, Instituto Federal do Tocantins (IFTO/Brasil); Universidade Federal do Pará (UFPA/Brasil)

Maria Rilda Alves da Silva Martins é Doutoranda em Letras - Estudos Linguísticos - do Programa de Pós-graduação em Letras, da Universidade Federal do Pará, Campus Belém. É Professora EBTT do Instituto Federal do Tocantins, Campus - Palmas. Desenvolve pesquisa na área da Sociolinguística Variacionista sobre a expressão de segunda pessoa do singular na fala tocantinense, vinculado ao projeto Construção do Acervo Audiovisual da Língua Falada no Tocantins, coordenado pelo Professor Dr. Daniel Marra. Desenvolveu o Projeto de Mestrado sobre Análise da Alternância dos Pronomes tu/você na fala de Porto Nacional, Tocantins, à Luz da Sociolinguística Cognitiva, sob a orientação da Professora Doutora Carine Haupt (UFT) e Coorientação do Professor Doutor Daniel Marra (IFTO/UFT).

 

 

Daniel Marra, Instituto Federal do Tocantins (IFTO/Brasil); Universidade Federal do Tocantins (UFT/Brasil)

Daniel Marra é Doutor em Letras e Linguística (UFG-2012). É Professor EBTT do Instituto Federal do Tocantins, Campus Palmas. É professor do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFT, Campus de Porto Nacional. Realizou estudos de Pós-doutorado na Universidade Federal de Goiás (2013-2014) e na Universidade de Sidney, Austrália (2018-2019). Desenvolve pesquisa e orienta estudantes de graduação e pós-graduação em Linguística. Áreas de interesse: Sociolinguística, Historiografia Linguística, Filosofia da Linguística.

Carine Haupt, Universidade Federal do Tocantins (UFT/Brasil)

Carine Haupt é doutora em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC-2011). É professora Adjunta na Universidade Federal do Tocantins, UFT. Atua no curso de Graduação no Campus de Porto Nacional e no curso de Pós-graduação no mesmo Campus, na área de Teoria e Análise Linguística, com ênfase nos estudos de Fonética e Fonologia. Estuda os padrões sonoros estáveis e emergentes no estado do Tocantins, dentro de uma abordagem cognitivista. Interessa-se também por estudos de aplicação da Fonética e Fonologia ao ensino de línguas.

Referências

CASTILHO, Ataliba Teixeira de. Descrição histórica e aquisição do português brasileiro. São Paulo. Pontes Editores, 2007.
COELHO, L. et al. Para conhecer a Socilinguística. São Paulo: Contexto, 2015.
GUY, Gregory Riordan; ZILLES, Ana. Sociolinguística quantitativa: instrumental de análise. São Paulo: Parábola Editorial, 2007.
LABOV, William. Sociolinguistic Patterns. Philadelphia: University of Pennsylvania Press. Padrões Sociolinguísticos. Tradução de Marcos Bagno, Marta Scherre e Caroline Cardoso. São Paulo: Parábola, 2008 [1972].
LOREGIAN-PENKAL, Loremi; MENON, Odete Pereira da Silva. Você, Ocê e Cê em Curitiba, Paraná. Signum: Estud. Ling., Londrina, p. 223-243, 2012.
MARTINS, Maria Rilda A. S. et al. Atitudes linguísticas dos falantes portuenses frente ao uso do pronome tu. In: Revista Porto das Letras, Vol. 04, Nº 01, 2018.
MARTINS, Marcos Antonio; ABRAÇADO, Jussara. Mapeamento sociolinguístico do português brasileiro. São Paulo: Contexto, 2015.
MOLLICA, Maria Cecília; BRAGA, Maria Luiza. Introdução à Sociolinguística: o tratamento da variação. São Paulo: Contexto, 2012.
MORENO FERNÁNDEZ, Francisco. Sociolinguística cognitiva: Proposiciones, escolios y debates. Madrid: Iberoamericana/Vervuert, 2012.
NASCENTES, Antenor. O tratamento de “você” no Brasil. Letras, n. 5/6, p. 114-122, 1956.
PAIXÃO, Ricardo dos Santos; NOGUEIRA, Priscila de Almeida. Processo de Cognição e de Linguagem: Diálogo Interdisciplinar. In: _____. Linguagem e Cognição: Um diálogo interdisciplinar. São Paulo: Pensa Multimédia, 2015.
PERES, EdenizePonzo. De “Nossa Mercê” a “cê”: os processos de uma mudança em curso. Revista (Con)Textos Linguísticos, v. 1, n. 1, Vitória, p. 155-168, 2007.
PERINI, Mário A. Gramática do Português Brasileiro. São Paulo: Parábola, 2010
ROCHA, Patrícia Graciela. Qual forma pronominal você costuma usar para se dirigir ao seu pai ou a sua mãe? Uma reflexão sobre a escolha de tratamento nas relações assimétricas em Florianópolis/SC. Revista de Divulgação Científica em Língua Portuguesa, Linguística e Literatura, Ano 09, n. 17, 2º semestre de 2013. ISSN 1807-5193
SCHERRE, Marta et al. Variação dos pronomes “tu” e “você”. In: MARTINS, Marcos Antonio; ABRAÇADO, Jussara (Org.). Mapeamento sociolinguístico do português brasileiro. São Paulo: Contexto, 2015. p. 133-172.

Downloads

Publicado

2020-08-03

Como Citar

Martins, M. R. A. da S., Marra, D., & Haupt, C. (2020). Os usos alternados das formas pronominais de segunda pessoa do singular cê, você e tu na comunidade linguística de Porto Nacional, Tocantins (The alternating uses of second person singular pronouns cê, você e tu in the speech community of Porto Nacional). Estudos Da Língua(gem), 18(2), 37-53. https://doi.org/10.22481/el.v18i2.5816