Frames: da teoria à prática (Frames: from theory to practice)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/el.v17i3.5931

Palavras-chave:

Cognição. Frames. Argumentação.

Resumo

O objetivo deste artigo é o de demonstrar como os frames se manifestam no discurso. Para isso, promovemos, inicialmente, um breve apanhado histórico acerca desse conceito. Em seguida, apresentamos a visão de frames que norteia este estudo e circunscrevemos nossa categoria analítica: os frames conceptuais básicos. Metodologicamente, a pesquisa é de natureza qualitativa, pois não necessita recorrer à quantificação de valores; adotamos, para proceder à análise, a metodologia de frame aplicada ao discurso; e utilizamos, como corpus, três excertos de textos retirados da internet. Os resultados obtidos sugerem que os frames são, além de mecanismos cognitivos, um poderoso recurso discursivo.
PALAVRAS-CHAVE: Cognição. Frames. Argumentação.

The purpose of this article is to show how the frames manifest themselves in the speech. In order to do so, we made a brief historical overview about this concept. Next, we introduce the frames view that guides this study and outline our analytic category: the basic conceptual frames. Methodologically, the research under consideration is qualitative in nature since does not need resort to the quantification of values. In addition, it is adopted in the analysis procedure the frame method applied to the discourse. Lastly, it uses as corpus three text excerpts extracted from the web. In conclusion, the results suggest that the frames are, beyond cognitive mechanisms, a powerful discursive resource.
KEYWORDS: Cognition. Frames. Argumentation.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ilana Souto de Medeiros, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN/Brasil)

Ilana Souto de Medeiros é doutoranda do Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) – área de concentração: Linguística Teórica e Descritiva. É bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (CAPES).

Referências

BATESON, G. A theory of play and fantasy. In:______. Steps to an ecology of mind: collected essays in anthropology, psychiatry, evolution, and epistemology. San Francisco: Chandler Pub. Co., 1972. p. 183-198.
DUQUE, P. H. Discurso e cognição: uma abordagem baseada em frames. Anpoll. v. 1, n. 39, p. 25-48, 2015.
DUQUE, P. H. De perceptos a frames: cognição ecológica e linguagem. SCRIPTA, v. 21, n. 41, p. 21-45, 2017.
FELDMAN, J. A. From molecule to metaphor: a neural theory of language. Cambridge: The MIT Press, 2006.
FILLMORE, C. J. Frame semantics and the nature of language. In: HARNARD, S. R.; STEKLIS, H. D.; LANCASTER, J. (eds.). Origins and evolution of language and speech. Nova York: New York Academy of Sciences, 1976.
FILLMORE, C. J.; BAKER, C. F. A Frames Approach to Semantic Analysis. In: HEINE, B.; NARROG, H. (eds.). The Oxford Handbook of Linguistic Analysis. Oxford: OUP, 2009. p. 313-339.
GOFFMAN, E. Frame analysis: an essay on the organization of experience. Northeastern University Press: Boston, 1986.
LAKOFF, G.; WEHLING, E. The little blue book: the essential guide to thinking and talking democratic. Simon and Schuster, New York, 2012.
MENDONÇA, R. F.; SIMÕES, P. G. Enquandramento: diferentes operacionalizações analíticas de um conceito. RBCS, v. 27, n. 79, 2012. p. 187-201.
MINSKY, M. A Framework for Representing Knowledge. In: WISTON, P. (ed.). Psychology of Computer Vision. McGraw-Hill, 1974. Disponível em:https://courses.media.mit.edu/2004spring/mas966/Minsky%201974%20Framework%20for%20knowledge.pdf. Acesso em: 01 maio 2019.

Downloads

Publicado

2019-09-30

Como Citar

MEDEIROS, I. S. de. Frames: da teoria à prática (Frames: from theory to practice). Estudos da Língua(gem), [S. l.], v. 17, n. 3, p. 85-97, 2019. DOI: 10.22481/el.v17i3.5931. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/article/view/5931. Acesso em: 29 mar. 2024.