Instrumentos mediadores na atividade linguageira de professores iniciantes de francês (Mediating instruments in the linguistic activity of beginning teachers of French)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/el.v17i3.5943

Palavras-chave:

Instrumentos; Atividade mediada; Professor iniciante; Análise da atividade; Autoconfrontação.

Resumo

O presente artigo analisa o discurso de dois professores estagiários de Francês como língua estrangeira (FLE), que participaram de um processo dialógico de (co)análise da atividade, denominado autoconfrontação. Objetivamos investigar o uso de instrumentos mediadores na atividade destes sujeitos. Empregamos a teoria sócio-histórico-cultural, de Vigotski, a teoria da gênese instrumental, os estudos da Clínica da Atividade e da Ergonomia da Atividade e os aportes da filosofia bakhtiniana da linguagem. Em nossos resultados, evidenciamos, a partir de marcas linguístico-discursivas dos estagiários, o uso de instrumentos empregados com o fito de mediar e auxiliar na realização de prescrições que abrangem aspectos civilizacionais no ensino de FLE.
PALAVRAS-CHAVE: Instrumentos; Atividade mediada; Professor iniciante; Análise da atividade; Autoconfrontação.

This article analizes the discourse of two French foreign language trainees (FLE), who participated in a dialogical process of (co)analysis of the activity, called self-confrontation. We aim to investigate the use of mediating instruments in the activity of these subjects. We used the socio-historical-cultural theory of Vygotsky, the theory of instrumental genesis, the studies of the Clinic of Activity and Ergonomics of Activity and the contributions of Bakhtin’s language. In our results, we show the use of instruments used for the purpose of mediating and assisting in the accomplishement of prescriptions that cover civilizational aspects in the teaching of FLE.
KEYWORDS: Instruments; Mediated activity; Beginning teacher; Activity analysis; Self-Confrontation.

 

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Biografia do Autor

Rozania Maria Alves de Moraes, Universidade Estadual do Ceará (UECE/Brasil)

Rozania Maria Alves de Moraes é doutora em Ciências da Linguagem pela Université Stendhal Grenoble III, França (2005), Pós-Doutora na área de Educação pela Aix-Marseille Université (2012) e Professora Associada do Curso de Letras e do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da Universidade Estadual do Ceará.

Wescley Batista Lopes, Universidade Federal do Ceará (UFC/Brasil)

Wescley Batista Lopes é mestre em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual do Ceará (2017), professor de francês do Instituto de Educação e Cultura – Pense Idiomas e graduado do curso de Letras da Universidade Federal do Ceará.

 

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Publicado

2019-09-30

Como Citar

MORAES, R. M. A. de; LOPES, W. B. Instrumentos mediadores na atividade linguageira de professores iniciantes de francês (Mediating instruments in the linguistic activity of beginning teachers of French). Estudos da Língua(gem), [S. l.], v. 17, n. 3, p. 117-132, 2019. DOI: 10.22481/el.v17i3.5943. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/article/view/5943. Acesso em: 18 abr. 2024.