A Noção de Empréstimo em Mattoso Câmara (The Notion of linguistic borrowing by Mattoso Câmara)

  • Eduardo Guimarães Universidade Estadual de Campinas (Unicamp/Brasil)

Resumo

Neste trabalho, discute-se como Mattoso Câmara toma a língua como elemento da cultura e, mais precisamente, como faz funcionar a concepção de empréstimo. Com isso, objetiva-se contribuir para o avanço da reflexão sobre a extensão e os contornos do pensamento desse autor, em um domínio muito sensível hoje, relacionado à observação das relações entre línguas.
PALAVRAS-CHAVE: Mattoso Câmara. História das idéias lingüísticas. Empréstimo lingüístico. Política de línguas.


ABSTRACT
This work discusses how Mattoso Câmara considers language as element of the culture and, precisely, how this linguist uses the notion of linguistic borrowing. Thus, it has in view contributes to reflection about extension and contours of the thougth of this author, concerning this nowadays very important field, linked to observation of relationships between languages.
KEYWORDS: Mattoso Câmara. The history of the linguistic ideas. Linguistic borrowing. Linguistic policy.

Biografia do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Eduardo Guimarães é doutor em Lingüística pela Universidade de São Paulo (Usp). Professor da graduação e Programa de Pós-Graduação em Lingüística da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Líder dos grupos de pesquisa Enciclopédia das Línguas do Brasil; Núcleo de Jornalismo Científico; O Controle Político da Representação: uma História das Idéias. Membro dos grupos de pesquisa A produção do consenso nas políticas públicas urbanas: entre o jurídico e o administrativo; História das Idéias Lingüísticas no Brasil; Saber Urbano e Linguagem. Autor de mais de 50 artigos publicados em periódicos nacionais e internacionais, entre os quais: A língua Portuguesa no Brasil; Apresentação: Brasil País Multilingüe, Civilização na Lingüística Brasileira no século XX; Bairro: a especificidade de um nome abstrato; A marca do nome; Designação e espaço de enunciação: um escrito político no cotidiano; Os estudos da significação no Brasil; Para uma história dos estudos sobre linguagem; Política de Línguas na América Latina; Uma política da língua em Said Ali; Os Estudos da Significação no Brasil: uma história entre o natural e o histórico no século XIX; Interpretar. Língua e acontecimento; La Formation D’Un Espace de Production Linguistique; La Grammaire Au Brésil, Grammaires Brésiliennes. Autor de vários livros, entre os quais: História da semântica: sujeito, sentido e gramática no Brasil; Os limites do sentido: um estudo histórico e enunciativo da Linguagem; Semântica do acontecimento: um estudo enunciativo da designação; Institucionalização dos estudos da linguagem: a disciplinarização das idéias lingüísticas; Texto e argumentação. Autor de mais de 30 capítulos de livros, entre os quais: Argumentación y acontecimiento; Entre o estilístico e o gramatical: Mattoso Câmara na história da lingüística no Brasil; Relações entre pragmática e enunciação.

Referências

CÂMARA JR., J. M. Princípios de Lingüística Geral. Rio de Janeiro: Acadêmica, 1954.
CÂMARA JR., J. M. Introdução às Línguas Indígenas Brasileiras. Rio de Janeiro, ao Livro Técnico, 1977. Edição original: 1965.
CÂMARA JR., J. M. Língua e Cultura. In: UCHÔA, C. E. F. (Org.). Dispersos de J. Mattoso Câmara Jr. Rio de Janeiro: FGV, 1972. Edição original: 1955.
GUIMARÃES, E. Entre o Estilístico e o Gramatical: Mattoso Câmara na História da Lingüística no Brasil. In: ORLANDI, E. P.; GUIMARÂES, E. Institucionalização dos Estudos da Linguagem. Campinas: Pontes, 2002.
GUIMARÃES, E. História da Semântica. Sujeito, Sentido e Gramática no Brasil. Campinas: Pontes, 2004a.
GUIMARÃES, E. Civilização na Lingüística Brasileira no século XX. Matraga, Rio de Janeiro, n. 16, p. 89-104, 2004b.
SILVA NETO, S. Introdução ao Estudo da Língua Portuguesa no Brasil. Rio de Janeiro: Presença/MEC, 1976. Edição original: 1950.
Publicado
2005-12-30
Como Citar
GUIMARÃES, Eduardo. A Noção de Empréstimo em Mattoso Câmara (The Notion of linguistic borrowing by Mattoso Câmara). Estudos da Língua(gem), [S.l.], v. 2, n. 1, p. 95-104, dez. 2005. ISSN 1982-0534. Disponível em: <http://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/article/view/997>. Acesso em: 06 jul. 2020. doi: https://doi.org/10.22481/el.v2i1.997.