“De mulher para mulher”: uma análise discursivo-crítica da representação da identidade de Marisa Letícia em post publicitário das lojas Marisa (“From a woman to another”: a critical discourse analysis of Maria Leticia’s identity representation ...)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/el.v16i2.4895

Palavras-chave:

Análise do Discurso Crítica. Gênero. Recontextualização. Post publicitário. Performances.

Resumo

Neste artigo, analisamos a forma pela qual os corpos e os discursos da ex-primeira dama Marisa Letícia e do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva e suas ações são socialmente produzidas em post publicitário. O corpus é constituído de um post que recontextualiza o depoimento do ex-presidente, ocorrido no dia 10/05/2017, e que foi veiculado no facebook no dia 11/05/2017 pela equipe de marketização das Lojas Marisa. Na análise, mobilizamos pressupostos da Análise do Discurso Textualmente Orientada (FAIRCLOUGH, 2001, 2003; CHOULIARAKI; FAIRCLOUGH, 1999) e discussões sobre performances de feminilidades (BUTLER, 2010).
PALAVRAS-CHAVE: Análise do Discurso Crítica. Gênero. Recontextualização. Post publicitário. Performances.

ABSTRACT
In this article, we analyzed the way the bodies and the speeches by the former first lady Marisa Letícia and the former president Lula and their actions are socially produced through the discourse genre advertising post. The post was published on May 11th, 2017, by the Marisa Clothing Store marketing staff in its official Facebook page and it recontextualizes a social event: Lula’s testimonial, occurred on May 10, 2017, recontextualized through the following utterance: “if your mother is left without a gift, do not blame Marisa”. We mobilized theoretical-methodological reference of the the Textually Oriented Discourse Analysis (FAIRCLOUGH, 2001, 2003; CHOULIARAKI; FAIRCLOUGH, 1999) and by discussions on performances of feminilities (BUTLER, 2010).
KEYWORDS: Critical Discourse Analysis. Genre. Recontextualization. Advertising Post. Performance.

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Biografia do Autor

Maria Carmen Aires Gomes, Universidade Federal de Viçosa (UFV/Brasil)

Maria Carmen Aires Gomes é doutora em Estudos Lingüísticos/Análise do Discurso. Realizou o Estágio de Pós-Doutorado sob a supervisão da Profa. Dra. Leila Barbara (PUCSP), 2011 e em 2016 na UnB sob a supervisão da Profa. Dra. Viviane Vieira.  É Mestre em Estudos Lingüísticos/Análise do Discurso, pela Universidade Federal de Minas Gerais (1996), onde também, na UFMG. É professora efetiva - Associada III - da Universidade Federal de Viçosa com experiência na área de Lingüística, com ênfase em Análise do Discurso, atuando principalmente nos seguintes temas: Análise de Discurso Crítica, Linguística Sistêmico-Funcional,Relações entre corpo, gênero social e discurso. É, também, professora Associada II do Programa de Pós-Graduação em Letras, do Departamento de Letras (DLA), da Universidade Federal de Viçosa (UFV) e professora Colaboradora POSLIN-UFMG.

Carolina Duarte Garcia, Universidade Federal de Viçosa (UFV/Brasil)

Carolina Duarte Garcia é atualmente estudante de graduação Letras - habilitação Português e Literaturas de Língua Portuguesa, iniciado em 2016, pelo Departamento de Letras (DLA) da Universidade Federal de Viçosa (UFV). É bolsista de Iniciação Científica (PIBIC/CNPQ), programa em que realiza o projeto “Publicidade, Mídia e Discurso”: Analisando a Recontextualização de um Evento Social e suas Reações Sociodiscursivas”, sob a orientação da Professora Doutora Maria Carmen Aires Gomes (UFV). É, também, integrante do grupo de pesquisa AFECTO - Abordagens Faircloughianas para Estudos sobre Corpo/Discurso/Gênero Textualmente Orientado, onde realiza trabalhos com ênfase em Análise do Discurso, atuando principalmente nos seguintes temas: Análise de Discurso Crítica, Linguística Sistêmico-Funcional e relações entre corpo, gênero social e discurso. Atuou no Centro Acadêmico de Letras (CALET-UFV), sob a Gestão Katharsis, no ano de 2017.

 

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Publicado

2018-12-30

Como Citar

GOMES, M. C. A.; GARCIA, C. D. “De mulher para mulher”: uma análise discursivo-crítica da representação da identidade de Marisa Letícia em post publicitário das lojas Marisa (“From a woman to another”: a critical discourse analysis of Maria Leticia’s identity representation ...). Estudos da Língua(gem), [S. l.], v. 16, n. 2, p. 107-119, 2018. DOI: 10.22481/el.v16i2.4895. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/article/view/4895. Acesso em: 28 mar. 2024.