Aquisição fonológica atípica: o que os dados de crianças brasileiras e portuguesas revelam (Atypical phonological acquisition: what data from Brazilian and Portuguese children reveal)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/el.v17i2.5336

Palavras-chave:

Desvio fonológico; Princípios fonológicos; Robustez.

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar dados de fala de crianças brasileiras e portuguesas com desvio fonológico, a partir do Modelo Padrão de Aquisição de Contrastes para o português brasileiro e para o português europeu, o PAC-PB e o PAC-PE. Mais precisamente, quer se verificar como se comportam os sistemas fonológicos dessas crianças relativamente aos princípios fonológicos baseados em traços propostos por Clements ([2005] 2009) para as línguas naturais. Os dados evidenciaram que crianças com desvio fonológico tendem a não respeitar um ou mais princípios fonológicos. Com destaque, de forma unânime as crianças, cujas gramáticas fonológicas foram aqui analisadas, apresentam dificuldades em organizá-las nos termos do princípio da robustez, que estabelece que contrastes mais robustos sejam preferíveis nas fonologias das línguas e nos estágios iniciais da aquisição.

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Biografia do Autor

Cristiane Lazzarotto-Volcão, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC/Brasil)

Cristiane Lazzarotto-Volcão é fonoaudióloga, Doutora e Mestre em Letras, com pesquisa na área de aquisição fonológica típica e atípica. Realizou Estágio Pós-Doutoral no Centro de Linguística da Universidade de Lisboa. É professora Associada da Universidade Federal de Santa Catarina, onde atua no curso de Letras Português e no Programa de Pós-Graduação em Linguística.

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Publicado

2019-06-30

Como Citar

LAZZAROTTO-VOLCÃO, C. Aquisição fonológica atípica: o que os dados de crianças brasileiras e portuguesas revelam (Atypical phonological acquisition: what data from Brazilian and Portuguese children reveal). Estudos da Língua(gem), [S. l.], v. 17, n. 2, p. 65-85, 2019. DOI: 10.22481/el.v17i2.5336. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/article/view/5336. Acesso em: 28 mar. 2024.