A linguagem atípica e o silenciamento em afasia e gagueira: uma análise discursiva (Atypical language and silence in aphasia and stuttering: a discursive analysis)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/el.v17i1.5312

Palavras-chave:

Linguagem; Análise de Discurso; Afasia; Gagueira.

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar uma discussão linguístico-discursiva a partir do estudo da afasia e da gagueira em grupos de apoio da Universidade Católica de Pernambuco, Brasil. A gagueira e a afasia são compreendidas como fenômenos da ordem do discurso, que apresentam relação direta com os interlocutores e com as condições de produção. Para tanto, a teoria base é a Análise do Discurso de linha francesa (AD). Assim, por meio das sequências discursivas, são discutidos o silêncio/silenciamento no discurso dos sujeitos com distúrbios da linguagem, afasia e gagueira, no enfrentamento daquilo que é esperado pelo meio social, ou seja, uma fluência absoluta, sem deslizes, pausas ou hesitações no processo de linguagem entre os pares discursivos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nadia Pereira da Silva Gonçalves Azevedo, Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP/Brasil)

Nadia Pereira da Silva Gonçalves de Azevedo é doutora em Letras e Linguística pela Universidade Federal da Paraíba e mestre em Fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. É professora adjunto III da Universidade Católica de Pernambuco, atuando na graduação em Fonoaudiologia e como professora e pesquisadora no Programa de Pós-graduação stricto sensu em Ciências da Linguagem. Compõe o Banco Nacional de Avaliadores Institucionais e de Curso (MEC) desde 2006. É líder do grupo de pesquisa do CNPq, intitulado Ensino, Texto e Discurso. É membro do Grupo de Pesquisa Aquisição e distúrbios da linguagem.

Claudemir Santos Silva, Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP/Brasil)

Claudemir dos Santos Silva é doutorando e mestre em Ciências da Linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco. É Bolsista FACEPE

Érika Maria Asevedo Costa Moura, Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP/Brasil)

Érika Maria Asevedo Costa Moura é doutoranda e mestre em Ciências da Linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco-UNICAP/Brasil. É mestre em Psicologia da Educação pelo Instituto Superior de Línguas e Administração-ISLA/Portugal. Tem experiências na área de Letras e é integrante dos seguintes grupos de pesquisa do CNPq: 1- Ensino, Texto e Discurso; 2- Linguagem, Distúrbio e Multidisciplinaridade e 3- Grupos de Estudos Herpetológicos e Paleoherpetológicos do Nordeste. Bolsista CAPES.

Maria do Carmo Gomes Pereira Cavalcanti, Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP/Brasil)

Maria do Carmo Gomes Pereira Cavalcanti é doutoranda e mestre em Ciências da Linguagem (UNICAP). Participa do Grupo de Estudos de Atendimento à Gagueira Infantil (GEAG – infantil) e ainda do Grupo de Convivência de Afásicos (CGA) na UNICAP. Realiza trabalho com famílias de crianças com queixa de gagueira. Tem experiência em Educação Infantil, Ensino Fundamental I e Educação de Jovens e Adultos.

Referências

ARANTES, L. Diagnóstico e clínica de linguagem. 2009. 182 f. Tese (Doutorado Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009.
AZEVEDO, N. P. S. G. A gagueira sob a perspectiva linguístico-discursiva: um olhar sobre a terapia. 2006. 209 f. Tese (Doutorado em Letras e Linguística) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2006.
______. Uma análise discursiva da gagueira: trajetórias de silenciamento e alienação na língua. 2000. 138 f. Dissertação (Mestrado em Fonoaudiologia) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2000.
______. Projeto de Extensão do Grupo de Estudos e Atendimento à Gagueira (GEAG). Universidade Católica de Pernambuco, 2017.
______.; FREIRE, M. R. Trajetórias de silenciamento e aprisionamento na língua: o sujeito, a gagueira e o outro. In: FRIEDMAN, S.; CUNHA, M. C. Gagueira e subjetividade: possibilidades de tratamento. São Paulo: Artmed, 2001.
CAVALCANTI, M. C. G. P. O trabalho linguístico-discursivo em um grupo de estudos e atendimento à gagueira infantil (GEAGi) com pais de crianças identificadas como gagas. 2016. 126 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Linguagem) – Universidade Católica de Pernambuco, Recife, 2016.
COSTA, E. M. A. O trabalho linguístico-discursivo em um grupo de convivência de sujeitos afásicos. 2015. 87 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Linguagem) – Universidade Católica de Pernambuco, Recife, 2015.
FLORES, V. N.; SURREAUX, L. M.; KUHN, T. Z. Introdução aos estudos de Roman Jakobson sobre afasia. Porto Alegre: UFRGS Editora, 2008.
FRIEDMAN, S. Gagueira: origem e tratamento. 4. ed. rev. atual. São Paulo: Summus, 1986-2004.
_____. A construção do personagem bom falante. São Paulo: Summus, 1993-1994.
______. Cartas a um paciente: um processo de terapia para a gagueira. Série distúrbios da comunicação, v. 3, São Paulo: EDUC.[1988]2012.
______. Fluência: um acontecimento complexo. In: LOPES, D. M. B. LIMONGI, S. C. O. (Ed.). Tratado de fonoaudiologia. São Paulo: Rocca, 2014.
______.; PASSOS, M. C. O grupo terapêutico em fonoaudiologia: uma experiência com pessoas adultas. In: SANTANA, A. P.; BERBERIAN, A. P.; GRARINNELLO, A. C.; MASSI, G. (Org.). Abordagens grupais em fonoaudiologia: contextos e aplicações. São Paulo: Plexus, 2007. p. 362-368.
JAKOBSON, R. Dois aspectos da linguagem e dois tipos de afasia. In: Linguística e Comunicação. São Paulo, Coutrix, 1963-2010.
MACHADO, M. L. C. A. BERBERIAN, A. P. MASSI, G. A terapêutica grupal na clínica fonoaudiológica voltada à linguagem escrita. In: SANTANA, A. P. et al. (Org.). Abordagens Grupais em Fonoaudiologia: contextos e aplicações. São Paulo: Plexus, 2007. p. 58-79.
MAC-KAY, G. A. P. M.; ASSENCIO-FERREIRA, V. J.; FERRI-FERREIRA, T. Afasias e Demências – Avaliação e Tratamento Fonoaudiológico. São Paulo: Livraria Santos Editora LTDA, 2003.
MALDIDIER, D. A Inquietação do Discurso: (Re)ler Michel Pêcheux Hoje. Campinas: Pontes, 2003
OLIVEIRA, P. S.; FRIEDMAN, S. A clínica da gagueira: diferentes paradigmas e suas consequências. In: DAVID, R. H. F.; BARBOSA, P. S. (Org.). Cadernos da Fonoaudiologia – série linguagem, São Paulo, v. 11, p. 2006.
ORLANDI, E. P. A linguagem e seu funcionamento: as formas do discurso. Campinas: Pontes, 2011.
______. Análise de Discurso: princípios e procedimentos. Campinas: Pontes, 2013.
______. As formas do silêncio: no movimento dos sentidos. Campinas: Editora da UNICAMP, 1993-2007.
______. Discurso e Leitura. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2001.
______. Interpretação – autoria, leitura e efeitos do trabalho simbólico. Petrópolis: Vozes, 1996.
______. O discurso: estrutura ou acontecimento. Tradução Eni Orlandi, Campinas: Pontes, 1990.
______. Semântica e discurso: uma crítica à afirmação do óbvio. Tradução Eni Orlandi, Campinas: Editora da UNICAMP, 1975-1988.
PÊCHEUX, M. Análise do Discurso: três épocas. In: GADET, F.; HAK, T. Por uma análise automática do discurso: uma introdução à obra de Michel Pêcheux. Campinas: Editora da Unicamp, 1969-1997.
PETRUSK, L. S. S. Uma análise linguístico-discursiva de sujeitos que gaguejam participantes de terapia fonoaudiológica em grupo. 2013. Dissertação (Mestrado em Ciências da Linguagem) – Universidade Católica de Pernambuco, 2013.
ROCHA, E. M. N. Informações básicas – gagueira. Disponível em: <http://www.gagueira.org.br/arquivos/Eliana_Maria_Nigro_Rocha.pdf.>. Acesso em: 9 ago. 2015.
SILVA, C. S. A mudança de posição na formação discursiva em sujeitos com gagueira: uma análise discursiva. 2016. 141 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Linguagem). Universidade Católica de Pernambuco, Recife, 2016.

Downloads

Publicado

2019-03-31

Como Citar

AZEVEDO, N. P. da S. G.; SILVA, C. S.; MOURA, Érika M. A. C.; CAVALCANTI, M. do C. G. P. A linguagem atípica e o silenciamento em afasia e gagueira: uma análise discursiva (Atypical language and silence in aphasia and stuttering: a discursive analysis). Estudos da Língua(gem), [S. l.], v. 17, n. 1, p. 37-54, 2019. DOI: 10.22481/el.v17i1.5312. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/article/view/5312. Acesso em: 29 mar. 2024.