Atuação com grupos terapêuticos no cuidado direcionado às dificuldades escolares (Dealing with therapeutic groups in care directed to school difficulties)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/el.v17i1.5313

Palavras-chave:

Leitura; Escrita, Dificuldade de Aprendizagem.

Resumo

O objetivo deste artigo é discutir sobre o trabalho com a linguagem em fonoaudiologia a partir de grupo terapêutico com crianças com dificuldades escolares. Discute-se o trabalho terapêutico realizado com as crianças e as orientações realizadas suas famílias e destaca-se que são dispositivos importantes para o trabalho com a escrita e a leitura, possibilitando diferentes ações com a língua/linguagem, de modo que um não substitui o outro.

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Biografia do Autor

Elaine Cristina Oliveira, Universidade Federal da Bahia (UFBA/Brasil)

Elaine Cristina de Oliveira é doutora em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas e mestre em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. É professora adjunta III da Universidade Federal da Bahia, vinculada ao Departamento de Fonoaudiologia, é professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação (FACED) da Universidade Federal da Bahia. Tem experiência na área de Fonoaudiologia, com ênfase em Linguagem, atuando principalmente nos seguintes temas: linguagem, linguagem escrita, fonoaudiologia educacional e medicalização.

Bárbara Aparecido Botelho, Universidade Federal da Bahia (UFBA/Brasil)

Bárbara Aparecido Botelho é mestre em Educação pela Universidade Federal da Bahia. É membro do Grupo de Pesquisa Estudos sobre aquisição da escrita. Tem experiência nas áreas de aquisição e desenvolvimento da linguagem, linguagem escrita, afasia, TEA, fonoaudiologia educacional e motricidade orofacial. Faced-UFBA.

Danielle Pinheiro Carvalho Oliveira, Universidade Federal da Bahia (UFBA/Brasil)

Danielle Pinheiro Carvalho Oliveira é mestre em Educação pela Universidade Federal da Bahia, licenciada em Letras. É professora do Curso de Fonoaudiologia da Universidade Federal da Bahia. Atua como fonoaudióloga no Instituto Bahiano de Reabilitação – IBR, com ênfase nas alterações de Linguagem, Disfagia, Motricidade Orofacial e Voz. Trabalha como tutora na Residência Desenvolvimento Infantil na Comunidade (REDICA) pelo Instituto de Saúde Coletiva na Universidade Federal da Bahia. Realiza estudos na área de Linguagem e Fonoaudiologia Educacional.

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Publicado

2019-03-31

Como Citar

OLIVEIRA, E. C.; BOTELHO, B. A.; OLIVEIRA, D. P. C. Atuação com grupos terapêuticos no cuidado direcionado às dificuldades escolares (Dealing with therapeutic groups in care directed to school difficulties). Estudos da Língua(gem), [S. l.], v. 17, n. 1, p. 55-65, 2019. DOI: 10.22481/el.v17i1.5313. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/article/view/5313. Acesso em: 28 mar. 2024.