L2 development and L1 attrition in an L1-dominant environment: analysing voice onset time in L1 Spanish and L2 English (Desenvolvimento de L2 e atrito de L1 em contexto dominante de L1: análise do VOT em Espanhol (L1) e Inglês (L2))

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/el.v17i2.5345

Palavras-chave:

Atrito L1; VOT; Linguagem como sistema complexo e dinâmico; Espanhol; Inglês como uma segunda língua.

Resumo

In this study, we investigate the occurrence of L1 attrition among Argentinean learners of English (L2) living in their home country, which constitutes an L1-dominant environment. We analyzed the production of Voice Onset Time in word-initial plosives in L1 Spanish by monolingual and bilingual participants. We carried out both an inferential analysis and an individual verification of each participant’s production, which proved to be complementary. Our results suggest that not only is the L2 affected by the L1, but also the L1 can be modified in view of the contact with additional languages.

Neste estudo, investigamos a ocorrência de atrito de L1 entre aprendizes argentinos de inglês (L2) residentes em seu país de origem, o que constitui um ambiente dominante em L1. Analisamos a produção do VOT em plosivas iniciais de palavras em espanhol L1 de participantes monolíngües e bilíngües. Realizamos uma análise inferencial e uma verificação individual da produção de cada participante, que se mostrou complementar. Nossos resultados sugerem que não somente a L2 é afetada pela L1, mas também a L1 pode ser modificada em vista do contato com outros idiomas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ubiratã Kickhöfel Alves, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS/Brasil)

Ubiratã Kickhöfel Alves é doutor em Linguística Aplicada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e mestre em Linguística Aplicada pela Universidade Católica de Pelotas Realizou estágio de Doutorado-Sanduíche na University of Massachusetts - Amherst, USA (2007). Realizou estágio de pós-doutorado na Universidad Nacional de Mar del Plata (Argentina - 2014). É Professor do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). É Bolsista de Produtividade (nível 2) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq-Brasil). É Coordenador Adjunto do Laboratório de Bilinguismo e Cognição (LABICO-UFRGS). Orientador de Dissertações de Mestrado e Teses de Doutorado na área de Desenvolvimento Fonético-Fonológico de Língua Estrangeira.

Pedro Luis Luchini, Universidade Nacional de Mar del Plata (UNMdP / Argentina)

Pedro Luis Luchini é Doutor em Letras pela Universidad Nacional de Mar del Plata – UNMdP, Argentina, e Mestre em English Language Teachin (King´s College, University of London, UK). É Professor da Universidade Nacional de Mar del Plata (UNMdP-Argentina). Coordenador do Grupo de Pesquisas “Cuestiones del Lenguaje” (UNMdP). Desenvolve estudos nas áreas de Fonética e Fonologia Aplicadas, Inglês como Língua Franca e Aquisição de Línguas Estrangeiras.

Laura Castilhos Schereschewsky, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS/Brasil)

Laura Castilhos Schereschewsky é mestranda em Letras na área de Psicolinguística pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Foi Bolsista de Iniciação Científica entre 2015 e 2017 na área de Aquisição Fonético-Fonológica de Língua Estrangeira e formou-se Bacharela em Letras, com ênfase em Português e Inglês, em 2018, também pela UFRGS.

Referências

ABRAMSON, Arthur S.; WHALEN, Douglas H. Voice Onset Time (VOT) at 50: theoretical and practical issues in measuring voicing distinctions. Journal of Phonetics, v. 63, p. 75-86, 2017.
ALVES, Mariane Antero. Estudo dos parâmetros acústicos relacionados à produção das plosivas do português brasileiro na fala adulta: análise acústico-quantitativa. Tese (Doutorado em Linguística). Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina, 2015.
ALVES, Ubiratã Kickhöfel. Sobre los efectos del desarrollo fonético-fonológico de L2 em el sistema de lengua materna: una discusión a partir de datos de VOT. Proceedings of the V Jornadas Internacionales de Fonética y Fonología I Jornadas Internacionales de Fonología y Discurso. La Plata (Buenos Aires, Argentina), in press.
_____. LUCHINI, Pedro Luis. Effects of perceptual training on the identification and production of word-initial voiceless stops by Argentinean learners of English. Ilha do Desterro, v. 70, n. 3, p. 15-32, 2017.
BECKNER, Clay; ET AL. Tom. Language is a Complex Adaptive System - Position Paper. Language Learning, v. 59, supl. 1, p. 1-26, 2009.
BEST, Catherine. A direct realist view of cross-language speech perception. In: STRANGE, Winifred (ed.). Speech Perception and Linguistic Experience: theoretical and methodological issues in cross-language speech research. Timonium: York Press, 1995, p. 167-200.
_____; TYLER, Michael D. Nonnative and second-language speech perception: commonalities and complementarities. In: BOHN, Ocke-Schwen; MUNRO, Murray J. Language Experience in Second Language Speech Learning: In honor of James Emil Flege. Amsterdam/Philadelphia: John Benjamins Publishing Company, 2007, p. 13-34.
BOERSMA, Paul; WEENINK, David. Praat: doing phonetics by computer – version 6.0.40. 2018. Disponível em www.praat.org.
CHANG, Charles B. Rapid and multifaceted effects of second-language learning on first-language speech production. Journal of Phonetics, v. 40, p. 249-268, 2012.
DE BOT, Kees. Epilogue. In: VERSPOOR, Marjolijn; de BOT, Kees; LOWIE, Wander (eds.). A Dynamic Approach to Second Language Development: methods and techniques. Amsterdam: John Benjamins Publishing Company, 2011, p. 123-127.
_____; LOWIE, Wander; VERSPOOR, Marjolijn. A Dynamic Systems Theory approach to second language acquisition. Bilingualism: Language & Cognition, p. 7-21, 2007.
_____; THORNE, Steven; VERSPOOR, Marjolijn. Dynamic Systems Theory as a comprehensive theory of second language development. In: MAYO, María del Pilar García; MANGADO, María Junkal Gutierrez; ADRIÁN, María Martínez (eds.). Contemporary Approaches to Second Language Acquisition. John Benjamins Publishing Company, 2013, p. 199-220.
DE LEEUW, Esther. How phonetics and phonology inform L1 attrition (narrowly defined) research. Linguistic Approaches to Bilingualism 7:6, p. 725–729, 2017.
_____. Phonetic Attrition. In: SCHMID, M. S; KÖPKE, B. (Eds.) Handbook of Attrition. Oxford: Oxford University Press, 2018, p. 1-32.
_____; MENNEN, Ineke; SCOBBIE, James. Dynamic systems, maturational constraints and L1 phonetic attrition. International Journal of Bilingualism, v. 17, n. 6, p. 683-700, 2012.
FINGER, Ingrid; ORTIZ-PREUSS, Elena. A psicolinguística do bilinguismo: estudando o processamento linguístico e cognitivo bilíngue. In: ORTIZ-PREUSS, Elena; FINGER, Ingrid (orgs). A dinâmica do processamento bilíngue. Campinas: Pontes Editores, 2018, p. 31-57.
FLEGE, James E. The production of “new” and “similar” phones in a foreign language: Evidence for the effect of equivalence classification. Journal of Phonetics, 15, p. 47-65, 1987.
_____. Second Language Speech Learning: Theory, Findings, and Problems. In: STRANGE, W. (ed.) Speech perception and linguistic experience: issues in cross language research. Timonium, MD: York press, 1995, p. 233-277.
_____. Assessing constraints on second-language segmental production and perception. In: MEYER, A.; SCHILLER, N. (eds). Phonetics and Phonology in Language Comprehension and Production, Differences and Similarities. Berlin: Mouton de Gruyter, 2003, p. 319-355.
_____. Language contact in bilingualism: Phonetic system interactions. In: COLE, J.; HUALDE. J. (Eds.), Laboratory phonology, 9. Berlin, Ger.: Walter de Gruyter, 2007, p. 353-382.
GROSJEAN, François. Neurolinguists, beware! The bilingual is not two monolinguals in one person. Brain and Language, 1989, 36(1), p. 3–15, 1989.
_____. A psycholinguistic approach to code-switching: The recognition of guest words by bilinguals. One speaker, two languages: Cross-disciplinary perspectives on codeswitching, p. 259-275, 1995.
_____. Bilingual and monolingual language modes. In C. Chapelle (Ed.). The Encyclopedia of Applied Linguistics. Hoboken, New Jersey: Blackwell Publishing, 2013.
_____; LI, Ping. The Psycholinguistics of Bilingualism. Malden, MA & Oxford: Wiley-Blackwell, 2006.
IBM Corp. IBM SPSS Statistics for Windows – Version 21.0. Armonk, NY: IBM Corp., 2012.
KUPSKE, Felipe Flores. Imigração, Atrito e Complexidade: a produção das oclusivas suras iniciais do Inglês e do Português por Sul-Brasileiros residentes em Londres. Tese (Doutorado em Letras). Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2016.
LARSEN-FREEMAN, Diane; CAMERON, Lynne. Complex Systems and Applied Linguistics. Oxford University Press, 2008.
LIMA JR., Ronaldo Mangueira. A necessidade de dados individuais e longitudinais para análise do desenvolvimento fonológico de L2 como sistema complexo. Revista Virtual de Estudos da Linguagem, v. 14, n. 27, p. 203-225, 2016a.
_____. Análise longitudinal de vogais do inglês-L2 de brasileiros. Gradus: Revista Brasileira de Fonologia de Laboratório, v.1, n.1, p. 145-176, 2016b.
LISKER, Leigh; ABRAMSON, Arthur. A cross-language study of voicing in initial stops: acoustical measurements. Word, v. 20, p. 384-422, 1964.
LOWIE, Wander. Lost in state space? Methodological considerations in Complex Dynamic Theory approaches to second language development research. In: ORTEGA, Lourdes; HAN, ZhaoHong (eds.). Complexity Theory and Language Development: in celebration of Diane Larsen-Freeman. Amsterdam: John Benjamins Publishing Company, 2017, p. 123-141.
_____; VERSPOOR, Marjolijn. Variability and variation in Second Language Acquisition orders: a dynamic reevaluation. Language Learning, v. 65, n. 1, p. 63-88, 2015.
_____; _____. Individual differences and the ergodicity problem. Language Learning, v. 69, S.1, p. 184-206, 2019.
OPITZ, Conny. Language destabilization and (re-)learning from a Complexity Theory perspective: Timescales and patterns across four studies. In: ORTEGA, Lourdes; HAN, Zhao Hong (eds.). Complexity Theory and Language Development: in celebration of Diane Larsen-Freeman. Amsterdam: John Benjamins Publishing Company, 2017, p. 163-189.
PARK, Eun Sung. Language Attrition. In: LIONTAS, John I (Ed.) The TESOL Encyclopedia of English Language Teaching. John Wiley & Sons, p. 1-12, 2018.
PEREYRON, Leticia. A produção vocálica por falantes de Espanhol (L1), Inglês (L2) e Português (L3): uma perspectiva dinâmica na (multi) direcionalidade da transferência linguística. Tese (Doutorado em Letras). Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2017.
PEROZZO, Reiner Vinicius. Sobre as esferas cognitiva, acústico-articulatória e realista indireta da percepção fônica não-nativa: para além do PAM-L2. Tese (Doutorado em Letras). Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2017
SCHERESCHEWSKY, Laura Castilhos. O atrito linguístico sobre os padrões de VOT do Português: efeitos do Inglês (L2) e do Alemão (L3) em aprendizes bilíngues e trilíngues. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2018.
_____; ALVES, Ubiratã Kickhöfel; KUPSKE, Felipe Flores. First language attrition: the effects of English (L2) on Brazilian Portuguese VOT patterns in an L1-dominant environment. Letrônica, v. 10, n.2, p. 700-716, 2017.
SCHMID, Monika S.; DE LEEUW, Esther. Section III Introduction 16. Linguistic factors. In: The Oxford Handbook of Language Attrition. Oxford: Oxford University Press, 2018.
_____; KOPKE, Barbara. The relevance of first language attrition to theories of bilingual development. L/inguistic Approaches to Bilingualism, v. 7, n. 6, p. 638-667, 2017.
SCHOLL, Ana Paula; FINGER, Ingrid. Elaboração de um Questionário de Histórico da Linguagem para pesquisas com bilíngues. Nonada: Letras em revista, v. 2, p. 1-17, 2013.
YAVAS, Mehmet; WILDERMUTH, Renée. The effects of place of articulation and vowel height in the acquisition of English aspirated stops by Spanish speakers. International Review of Applied Linguistics in Language Teaching, v. 44, n.3, p. 251-263, 2006.

Downloads

Publicado

2019-06-30

Como Citar

ALVES, U. K.; LUCHINI, P. L.; SCHERESCHEWSKY, L. C. L2 development and L1 attrition in an L1-dominant environment: analysing voice onset time in L1 Spanish and L2 English (Desenvolvimento de L2 e atrito de L1 em contexto dominante de L1: análise do VOT em Espanhol (L1) e Inglês (L2)). Estudos da Língua(gem), [S. l.], v. 17, n. 2, p. 159-182, 2019. DOI: 10.22481/el.v17i2.5345. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/article/view/5345. Acesso em: 28 mar. 2024.