OS FINS DA EDUCAÇÃO EM PAULO FREIRE E KANT

  • EVERTON DE JESUS SILVA

Resumo

O objetivo desta pesquisa é proporcionar uma reflexão acerca do pensamento de Kant e Paulo Freire sobre a educação, buscando apresentar a importância e a finalidade que esses autores atribuem a ela. Kant e Freire concebem a educação como um substrato indispensável no processo construtivo do homem, defendem a tese de que o homem não nasce pronto e acabado, mas é um ser inacabado e é devido a esse inacabamento que a educação possui uma função primordial, que é direcionar e possibilitar ao ser humano as condições necessárias para a construção de sua autonomia. Esta reflexão se baseará de maneira específica a partir das obras Sobre a Pedagogia e Pedagogia da Autonomia, que são de grande relevância para tratar da temática proposta neste artigo.

Como Citar
DE JESUS SILVA, EVERTON. OS FINS DA EDUCAÇÃO EM PAULO FREIRE E KANT. Filosofando: Revista Eletrônica de Filosofia da UESB, [S.l.], v. 3, n. 2, nov. 2018. ISSN 2317-3785. Disponível em: <http://periodicos2.uesb.br/index.php/filosofando/article/view/2189>. Acesso em: 19 dez. 2018. doi: https://doi.org/10.22481/filosofando.v3i2.2189.