Submissões

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Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapassem 2MB)
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS

FLOEMA. Caderno de Teoria e História Literária é uma publicação semestral editada sob a responsabilidade da Área de Teoria e Literatura do Departamento de Estudos Linguísticos e Literários (Dell) da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb).

  1. Serão publicados trabalhos inéditos, concernentes a questões de Teoria e História Literária, na forma de artigos, ensaios, ficção, poemas, traduções e resenhas. A critério da Direção Executiva do Caderno, poderão, excepcionalmente, ser aceitos trabalhos já divulgados anteriormente.
  2. Somente serão publicados os trabalhos que obtiverem parecer favorável emitido por membro do Conselho Editorial do Caderno. Na submissão online encaminhada para análise e parecer, serão omitidos os dados relativos à identidade do autor e de sua instituição. Os editores da Revista comprometem-se a informar aos autores sobre a aceitação ou não de seus artigos para publicação. Os trabalhos encaminhados à Revista não serão devolvidos.
  3. Serão aceitos artigos em português, espanhol, francês, inglês e italiano.

Diagramação do conteúdo.

  1. Elementos pré-textuais
  • TÍTULO E SUB-TÍTULO: separados por dois pontos, na primeira linha,centralizadosem negritofonte Garamond, tamanho12, maiúscula em ambos.
  • Resumo. A palavra RESUMO deve ser grafada em letra caixa alta e negrito. No parágrafo seguinte, o resumo deve ser apresentado a partir da linha seguinte, em um único parágrafo, espaço simples, justificado, contendo, no máximo, 150 palavras, em Garamond,tamanho 10.
  • Palavras-chave. A expressão PALAVRAS-CHAVE, em caixa alta e negrito, seguida de dois pontos, deve vir imediatamente após o Resumo. Deve apresentar até cinco palavras-chave, apenas a primeira em letra maiúscula. Estas deverão estar em ordem alfabética e separadas por ponto.

      2. Elementos Textuais

  • Texto. Os artigos deverão ser digitados em espaço 1.5, de 10 a 20 páginas, fonte Garamond, tamanho 12, papel A4. As resenhas não devem exceder 05 páginas. As margens terão as seguintes dimensões: superior e inferior 2,5cm; esquerda e direita 2,5cm. Todo parágrafo deve ser iniciado a 1.5 cm, a partir da margem esquerda. Os números de página devem ser colocados na margem superior externa. Subdivisões internas do texto deverão ser alinhadas à esquerda em letra maiúscula, em negrito, e com a mesma fonte utilizada no corpo do trabalho.
  • Notas Explicativas. A numeração das notas explicativas é feita em algarismos arábicos, devendo ter numeração única e consecutiva. Deverá ser listada no rodapé da respectiva página. Fonte Garamond, 10, espaço simples.
  • Citações. As citações de até três linhas devem aparecer no corpo do texto entre aspas duplas. As citações que excederem três linhas deverão ser destacadas em parágrafo com recuo de 4cm da margem esquerda, em fonte Garamond ,tamanho11.
  • Notas Bibliográficas. As Notas Bibliográficas deverão ser especificadas pelo sistema autor-data, no corpo do texto, de acordo com a NBR 10.520. Ex: (BARBOSA, 1980, p. 35). Segundo Morais (1955).

Quando houver coincidência de sobrenome de autores, acrescentam-se as iniciais de seus prenomes: Ex. (BARBOSA, C., 1956) e (BARBOSA, O., 1956). Se ainda assim persistir coincidência, colocam-se os prenomes por extenso.

Documentos de um mesmo autor, publicados em um mesmo ano, serão distinguidos pelo acréscimo de letras minúsculas após a data e sem espacejamento, sequenciadas de acordo com a ordem de aparecimento no texto. Ex. (REESIDE, 1927a) e (REESIDE, 1927b).

Na citação de citação, identifica-se a obra diretamente consultada; o autor e a obra citada deverão ser indicadas por: (SILVA, 1986, p. 12 apud PESSOA, 1982, p.222).

Tabelas, Quadros e Gráficos e Figuras. As tabelas, quadros e gráficos e figuras, em preto e branco, devem ser inseridos no texto,  numerados sequencialmente, contendo a devida explicação na parte inferior dos mesmos.

  1. Elementos pós-textuais
  2. Título e subtítulo em língua estrangeira (inglês ou francês, desde que não seja a língua do corpo do texto).
  3. Resumo em língua estrangeira (inglês ou francês, desde que não seja a língua do corpo do texto).
  4. Nos casos de textos que utilizem caracteres especiais (grego, árabe, por exemplo) o autor do trabalho deverá encaminhar, ainda, juntamente com o artigo, arquivo da fonte utilizada compatível com Windows.
  5.  

abstract ou résumé deverá ser apresentado no final do texto, obedecendo à mesma norma da versão na língua original.

  1. Palavras-chave em língua estrangeira(inglês ou francês, desde que não seja a língua do corpo do texto).
  2. Referências (NBR 6023)

Exemplos de Referências

Artigo em periódico:

SPAPIECINSKI, Marlise. Sujeito e modernidade na poética de Carlos Drummond de Andrade. O eixo e a roda -  revista de literatura brasileira, Belo Horizonte: Fale/UFMG, v. 8, n. 1, p. 165-82, jan./dez. 2002.

Livros e folhetos:

BOURDIEU, Pierre. O poder simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1998.

Capítulos de livros:

BOSI, Ecléa. Cultura e desenraizamento. In: BOSI, Alfredo (Org.). Cultura brasileira: temas e situações. 4. ed. São Paulo: Ática, 1999. p. 16-41.

Monografias, dissertações e teses:

FONSECA, Aleilton Santana da. A poesia da Cidade: imagens urbanas em Mário de Andrade. 1997. 312 f. Tese (Doutorado em Literatura Brasileira) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1997.

Congresso, Conferências, Encontros e outros eventos:

BRAYNER, A. R. A.; MEDEIROS, C. B. Incorporação do tempo em SGBD orientado a objetos. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE FLORESTAS TROPICAIS, 1., 1985, Belém. Anais... Belém: Livros Técnicos, 1985. p. 16-29

Documentos eletrônicos:

ROCHA, Marília Librandi. João Guimarães Rosa. Disponível em: . Acesso em: 14 abr. 2005.

CD-ROM:

FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Dicionário Aurélio eletrônico século XXI versão 3.0São Paulo: Nova Fronteira, 1999. 1CD-ROM. Produzido por Lxikon Informática.

Filme.

POETA de sete faces. Direção: Paulo Thiago. Produção: Gláucia Camargos. Roteiro: Paulo Thiago. Interpretes: Carlos Gregório, Paulo José, Paulo Autran e outros. [S.L]: CaradeCão; Estúdio Line; Vitória Produções Cinematográficas, 2001. 1 filme, son., color., 35 mm.

Itens de Verificação para Submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao Editor".
  2. Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapassem 2MB)
  3. URLs para as referências foram informadas quando necessário.
  4. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.
  5. A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação Cega por Pares.

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