fólio — Revista de Letras é um periódico eletrônico semestral do Departamento de Estudos Linguísticos e Literários (DELL/UESB), estando atulamente vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Letras: Cultura, Educação e Linguagens (PPGLCEL/UESB) da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).

1. Foco e Escopo

Fólio, do Latim folium, 'folha'. Entre os antigos contava-se que a Sibila inscrevia suas predições sobre folhas de palma, passando o vocábulo a designar 'folha de escrever', 'folha de papel' (= charta). É na materialidade da folha na qual se inscreve o pensamento através da mí­dia das letras impressas que o pensar circula e se faz ele também material, matéria-prima do saber.

Fólio - Revista de Letras, vinculada ao Departamento de Estudos Linguí­sticos e Literários da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, propõe-se como espaço de concretização de ideias e circulação das Letras, entendida como campo de estudo e pesquisa voltado para a compreensão da atividade produtora simbólica humana. Seu objetivo é divulgar produções cientí­ficas de pesquisadores nacionais e estrangeiros nas áreas de Lí­ngua/Linguí­stica, Literatura/Teoria Literária e Estudos Aplicados, unindo disciplinas afins nas Ciências Humanas.

O nome da revista é manifesto de seu anseio plural, pois fólio é vocábulo panromânico: foglio, fögl, fuei, fueil, folh, full, folho, foaie, foglia, fodza, fögla, feuille, folha, fulla, hoja, folha. (respectivamente: italiano, engadino, friulano, francês antigo, provençal, catalão, português, romanzo, italiano, logudorês, engadino, francês, provençal, catalão, espanhol, português). A estrutura interna da revista assinala esse intuito da diversidade em uma unidade múltipla, congregando várias disciplinas.

Fólio nasce no espaço geográfico do interior da Bahia, no Sudoeste do Estado, com o intuito de criar ramificações em outros espaços próximos e distantes, num í­mpeto de crescimento capaz de ampliar os horizontes de dentro e de fora, gerando intercâmbios e florescendo como espaço de muitas palavras.

A revista tem periodicidade semestral, compõe-se das seguintes seções: I. Vertentes & Interfaces (Artigos); II. Repertório (tradução e textos de domí­nio público); III. Nascentes (produção de discentes); IV. Imagens (xilogravura, gravura, ensaio fotográfico); V. Lembrares (homenagem a escritores, poetas, crí­ticos, educadores); VI. Resenhas; VII. Conexões (Informes e divulgação de outros periódicos).

2. Processo de Avaliação por Pares

Esta revista adota o processo de Avaliação Cega por Pares (Blind Peer Reeview). Portanto, para assegurar a integridade da avaliação cega por pares, para submissões feitas à  Fólio, os autores devem tomar algumas precauções com o texto e as propriedades do documento:

  1. Em documentos do Microsoft Office, a identificação do autor deve ser removida das Propriedades do Documento (no menu Arquivo > Propriedades), iniciando em Arquivo, no menu principal, e clicando na sequência: Arquivo > Salvar como... > Ferramentas (ou Opções no Mac) > Opções de segurança... > Remover informações pessoais do arquivo ao salvar > OK > Salvar.
  2. Em PDFs (quando for o caso), os nomes dos autores também devem ser removidos das Propriedades do Documento, em Arquivo no menu principal do Adobe Acrobat.

3. Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

4. Taxas de Processamento de Artigos (APCs)

Esta Revista não cobra taxas ou encargos de processamentos de artigos.

5. Taxas de Submissão

Esta Revista não cobra taxas ou encargos para submissão de artigos (APCs)

6. Direitos Autorais

A Revista permite que os autores mantenham os direitos autorais sem restrições.

Os autores garantem que sua contribuição é original e inédita, não tendo sido publicada em outro periódico. Os autores também assumem que têm capacidade legal para dar esta garantia e que seu manuscrito não infringe direitos autorais de terceiros.

A responsabilidade pelo conteúdo técnico e pelo desrespeito a direitos materiais ou intelectuais é exclusiva dos autores.

Os autores isentam a Fólio: Revista de Letras e a sua equipe editorial de quaisquer responsabilidades pelo uso, em seu manuscrito, de materiais protegidos por direitos autorais.

É de responsabilidade dos autores obter, antes mesmo da submissão de seu texto, todas as permissões necessárias para a liberação de direitos autorais de qualquer material protegido que venham a utilizar em seu manuscrito.

O autor principal é responsável por garantir que o artigo tenha sido visto e aprovado por todos os outros autores.

7. Direitos de Publicação

A revista permite que os autores mantenham os direitos de publicação sem restrições.