PALAVRA E MEMÓRIA NOS HOMENS-LIVROS DE FAHRENHEIT 451

A LITERATURA DE FICÇÃO CIENTÍFICA E A CONTEMPLAÇÃO DAS RUÍNAS DO FUTURO

  • Marília Flores Seixas de Oliveira Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB
  • Roberto dos Santos Bartholo Jr. Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Resumo

O artigo discute possíveis efeitos heurísticos da leitura de narrativas literárias distópicas e sua dimensão crítica reflexiva face à sociabilidade moderna e às perspectivas de futuro. Analisa a importância da leitura e da literatura na formação de consciência crítica propiciadora de mudanças e de condutas éticas em oposição à alienação e ao conformismo da modernidade, percebida pela metáfora dos “homens-livros” do romance Fahrenhait 451 (Ray Bradbury). Aborda aspectos teóricos da literatura especulativa de ficção científica, dialogando com pressupostos da estética da recepção, propondo como caminho analítico para tais textos a valorização do conteúdo diegético, a carga perlocutória, a ênfase no significado e no texto como forma simbólica e a percepção interdisciplinar ativada no processo de leitura e na construção de “memórias do futuro”.


 


PALAVRAS-CHAVE: Distopia. Futuro. Literatura de ficção científica. Memória. Processo de leitura.

DOWNLOADS

Não há dados estatísticos.

Biografias do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Doutora em Desenvolvimento Sustentável pela Universidade de Brasília (UnB). Professora da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).

##submission.authorWithAffiliation##

Doutor pela Faculdade de Economia e Ciências Sociais da Universidade Erlangen-Nuernberg, Alemanha. Professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Publicado
2018-02-08
Como Citar
OLIVEIRA, Marília Flores Seixas de; BARTHOLO JR., Roberto dos Santos. PALAVRA E MEMÓRIA NOS HOMENS-LIVROS DE FAHRENHEIT 451. fólio - Revista de Letras, [S.l.], v. 1, n. 1, fev. 2018. ISSN 2176-4182. Disponível em: <http://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/2740>. Acesso em: 16 out. 2019.
Seção
VERTENTES & INTERFACES I: Estudos Literários e Comparados