A DIVULGAÇÃO DA CIÊNCIA NA DITADURA MILITAR

UM ESTUDO DISCURSIVO DE TEXTOS PUBLICADOS PELA REVISTA VEJA, EM ABRIL DE 1969

Autores

  • Leilane Morais Oliveira Universidade de São Paulo
  • Cristiane Cataldi dos Santos Paes Universidade Federal de Viçosa

Palavras-chave:

Discurso; Ditadura; Divulgação científica; Veja

Resumo

Este artigo analisa, por meio da Análise do Discurso da Divulgação Científica, como informações científicas foram divulgadas, na revista Veja, durante o AI-5. O objetivo é verificar como o discurso científico foi recontextualizado para o público geral, em um contexto histórico e social de repressão. A partir de um corpus formado por nove textos publicados na data referida, mostra-se como as condições de produção, marcadas por repressão à imprensa, influenciaram o dizer da revista em sua relação com a comunidade científica. Ademais, a análise linguístico-discursiva de dois textos (“Satélite espia segredos de tôda a Terra” e “O impossível enxêrto do ôlho”), divulgados em 30 de abril de 1969, mostra como os jornalistas driblaram a ditadura imposta ao periódico e, diante disso, conclui-se, afirmando que a divulgação do discurso científico na Veja, durante a ditadura e o AI-5, não se manteve neutra e isenta de criticidade como imposto pelo contexto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leilane Morais Oliveira, Universidade de São Paulo

Mestre em Letras, pela Universidade Federal de Viçosa, e doutoranda, no Programa de Pós-Graduação em Filologia e Língua Portuguesa da Universidade de São Paulo.

Cristiane Cataldi dos Santos Paes, Universidade Federal de Viçosa

Doutora em Linguística pela Universidad Pompeu Fabra. Professora Associada III da Universidade Federal de Viçosa.

Downloads

Publicado

2018-02-09

Como Citar

Oliveira, L. M., & Paes, C. C. dos S. (2018). A DIVULGAÇÃO DA CIÊNCIA NA DITADURA MILITAR: UM ESTUDO DISCURSIVO DE TEXTOS PUBLICADOS PELA REVISTA VEJA, EM ABRIL DE 1969. fólio - Revista De Letras, 8(2). Recuperado de https://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/2780