A QUESTÃO IDENTITÁRIA NA POESIA: UMA ANÁLISE DE RAIZ DE ORVALHO, DE MIA COUTO

Autores

  • Odara Perazzo Rodrigues Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs)
  • Alana de Oliveira Freitas El Fahl Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs)

Palavras-chave:

Identidade; Literatura pós-colonial; Mia Couto; Poesia.

Resumo

Desde o processo que culminou na independência das colônias africanas, a literatura produzida na África de Língua Portuguesa objetiva ressignificar a identidade desses recentes países. Mia Couto, escritor moçambicano, se destaca no papel de ressignificar a identidade Moçambicana através da literatura. Suas obras, que variam entre prosa e poesia, utilizam-se de vários mecanismos de resistência anticolonial, sendo possível observar na sua produção poética a abordagem de questões acerca da hibridização da identidade nacional, fruto das décadas em que o país esteve sob o domínio do sistema colonial. Com este trabalho pretende-se analisar os poemas Identidade e Sotaque da terra que compõem a coletânea Raiz de orvalho e Outros Poemas (1999), observando como, através da poesia, o autor busca dar um novo significado à identidade nacional moçambicana. Para atingirmos tal objetivo, iremos utilizar estudos teóricos de Octávio Paz e Stuart Hall, entre outros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Odara Perazzo Rodrigues, Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs)

Mestranda em Estudos Literários pela Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs).

Alana de Oliveira Freitas El Fahl, Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs)

Professora Titular de Literatura Portuguesa e Brasileira da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs). Doutora em Teorias e Críticas da Literatura e da Cultura pela Universidade Federal da Bahia (Ufba).

Downloads

Publicado

2018-02-09

Como Citar

Rodrigues, O. P., & El Fahl, A. de O. F. (2018). A QUESTÃO IDENTITÁRIA NA POESIA: UMA ANÁLISE DE RAIZ DE ORVALHO, DE MIA COUTO. fólio - Revista De Letras, 8(2). Recuperado de https://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/2781