POSIÇÕES DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO E PROFESSORES FORMADORES (ENTRE)VISTAS EM ATIVIDADES DIDÁTICAS

PROVOCAÇÕES SOBRE AUTORIA E LETRAMENTO ACADÊMICO

  • Emerson Tadeu Cotrim Assunção Universidade do Estado da Bahia (Uneb)
  • Fernanda de Castro Modl Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb)

Resumo

O objetivo deste artigo é discutir sobre questões vinculadas ao letramento acadêmico (BARTON; HAMILTON, 2000; LEA; STREET 1998), a partir da tematização de aspectos relativos à construção da autoria (MATENCIO, 2002, 2006) em gêneros acadêmicos. A discussão é orientada pela análise de posições de professores em formação (licenciandos em Letras) em dialogia com dois de seus professores formadores materializadas em respostas a duas atividades didáticas que integram a agenda de trabalho de uma disciplina. Assumindo uma perspectiva discursiva (MONDADA; DUBOIS, 2003; POSSENTI, 2004) e metodologicamente amparados em princípios da pesquisa qualitativa (FLICK, 2002; MINAYO, 2012), dedicamo-nos a demonstrar a importância de que a atividade docente universitária leve em consideração representações sociais dos interlocutores que estão a orientar e, assim, a explicar o agir na universidade. Aqui, essas representações vinculam-se sobretudo ao trabalho em grupo, à produção de texto e à construção da autoria. 

Biografia do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Mestre em Letras: Cultura, Educação e Linguagens (PPGCEL) pela UESB. Professor auxiliar da Universidade do Estado da Bahia (Uneb). Integra o GELAT (Grupo de Estudos em Linguística Aplicada e Transdisciplinaridade) CNPQ-Uneb.

##submission.authorWithAffiliation##

Doutora em Linguística e Língua Portuguesa pela PUCMINAS. Professora titular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), onde atua no Departamento de Estudos Linguísticos e Literários (Dell), na Área de Metodologia e Prática de Ensino (AMPE), e no Programa de Pós-graduação em Letras: Cultura, Educação e Linguagens (PPGCEL) na linha de pesquisa Linguagem e Educação. Integra o GPLED (Grupo de Pesquisa em Linguagem e Educação) CNPQ – Uesb.

Publicado
2018-02-09
Como Citar
ASSUNÇÃO, Emerson Tadeu Cotrim; MODL, Fernanda de Castro. POSIÇÕES DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO E PROFESSORES FORMADORES (ENTRE)VISTAS EM ATIVIDADES DIDÁTICAS. fólio - Revista de Letras, [S.l.], v. 9, n. 2, fev. 2018. ISSN 2176-4182. Disponível em: <http://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/2797>. Acesso em: 21 abr. 2018. doi: https://doi.org/10.22481/folio.v9i2.2797.
Seção
VERTENTES & INTERFACES II: Estudos Linguísticos e Aplicados