SOBREPOSIÇÕES DE VOZES NO LIVRO DIDÁTICO DE PORTUGUÊS

  • Ester Maria de Figueiredo Souza
  • Lúcia Gracia Ferreira
  • Marcone Araujo Higino

Resumo

Este artigo analisa uma proposta de prática de produção textual com o gênero artigo de opinião para o primeiro ano ensino médio do livro didático Português: Linguagens do Programa Nacional do Livro Didático – PNLD, edição 2013. Nossa análise mobiliza a noção de polifonia destacando os direcionamentos enunciativos dos autores do livro para extrair as possíveis sobreposições dos discursos que constituem o percurso de interação verbal na atividade de ensino de português, para afirmar a presença de juízos distintos entre o proposto e o realizado para a realização do produto final: produção textual. Concluímos, destacando a presença de três vozes que se sobrepõem: a do currículo escolar, a do professor e a do estudante, como modalizações especificas que caracterizam posicionamentos discursivos na aula de português.

Biografia do Autor

Ester Maria de Figueiredo Souza

Doutora em Educação. Líder do Grupo de Pesquisa Linguagem e Educação (GPLEd/CNPq). Professora Plena da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).

Lúcia Gracia Ferreira

Doutora em Educação. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Linguagem e Educação (GPLEd/CNPq). Professora Adjunta da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia ( UFRB).

Marcone Araujo Higino

Mestrando em Letras: cultura, educação e linguagens (PPGCEL) pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Professor da Educação Básica da Rede Estadual de Ensino da Bahia.

Publicado
2018-02-14
Como Citar
SOUZA, Ester Maria de Figueiredo; FERREIRA, Lúcia Gracia; HIGINO, Marcone Araujo. SOBREPOSIÇÕES DE VOZES NO LIVRO DIDÁTICO DE PORTUGUÊS. fólio - Revista de Letras, [S.l.], v. 9, n. 2, fev. 2018. ISSN 2176-4182. Disponível em: <http://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/2799>. Acesso em: 22 jun. 2018. doi: https://doi.org/10.22481/folio.v9i2.2799.
Seção
VERTENTES & INTERFACES II: Estudos Linguísticos e Aplicados