PRÁTICAS DE LEITURA EM SALA DE AULA: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O LETRAMENTO LITERÁRIO

  • Isaías Francisco de Carvalho
  • João Valci dos Santos Novaes
  • Rosilma Silva Rodrigues

Resumo

O trabalho discute questões referentes à leitura em sala de aula, enfatizando-a como processo fundamental para o desenvolvimento da expressão, comunicação e interação social dos educandos. Compreendendo a prática de leitura na escola como uma atividade que demanda planejamento e elaboração de objetivos, tecemos argumentos em favor do uso das estratégias para favorecer a compreensão leitora e interpretativa, em situações contextualizadas. Para tanto, sugerimos uma proposta de ensino elaborada a partir do modelo de sequência didática delineada por Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004). Utilizamos a crônica “O lixo”, de Luís Fernando Veríssimo, como objeto literário. Para fundamentar esta proposta, nos respaldamos, entre outros, nos estudos de Oliveira (2010), Solé (1998), Cosson (2014) e Colomer e Camps (2002), os quais apresentam pertinentes contribuições sobre práticas de leitura e compreensão leitora no espaço escolar, assim como reflexões acerca da formação do leitor de textos literários.

Biografias do Autor

Isaías Francisco de Carvalho

Doutor em Teorias e Crítica da Literatura e da Cultura. Professor de Literaturas Anglófonas e de Língua Inglesa vinculado aos programas de Mestrado em Letras: Linguagens e Representações e Mestrado Profissional em Letras (Profletras) da Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC.

João Valci dos Santos Novaes

Mestre em Letras pela Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC.

Rosilma Silva Rodrigues

Mestra em Letras pela Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC.

Publicado
2018-02-14
Como Citar
CARVALHO, Isaías Francisco de; NOVAES, João Valci dos Santos; RODRIGUES, Rosilma Silva. PRÁTICAS DE LEITURA EM SALA DE AULA: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O LETRAMENTO LITERÁRIO. fólio - Revista de Letras, [S.l.], v. 9, n. 2, fev. 2018. ISSN 2176-4182. Disponível em: <http://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/2801>. Acesso em: 17 ago. 2018. doi: https://doi.org/10.22481/folio.v9i2.2801.
Seção
VERTENTES & INTERFACES II: Estudos Linguísticos e Aplicados