PRÁTICAS DE LEITURA EM SALA DE AULA: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O LETRAMENTO LITERÁRIO

  • Isaías Francisco de Carvalho
  • João Valci dos Santos Novaes
  • Rosilma Silva Rodrigues

Resumo

O trabalho discute questões referentes à leitura em sala de aula, enfatizando-a como processo fundamental para o desenvolvimento da expressão, comunicação e interação social dos educandos. Compreendendo a prática de leitura na escola como uma atividade que demanda planejamento e elaboração de objetivos, tecemos argumentos em favor do uso das estratégias para favorecer a compreensão leitora e interpretativa, em situações contextualizadas. Para tanto, sugerimos uma proposta de ensino elaborada a partir do modelo de sequência didática delineada por Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004). Utilizamos a crônica “O lixo”, de Luís Fernando Veríssimo, como objeto literário. Para fundamentar esta proposta, nos respaldamos, entre outros, nos estudos de Oliveira (2010), Solé (1998), Cosson (2014) e Colomer e Camps (2002), os quais apresentam pertinentes contribuições sobre práticas de leitura e compreensão leitora no espaço escolar, assim como reflexões acerca da formação do leitor de textos literários.

DOWNLOADS

Não há dados estatísticos.

Biografias do Autor

Isaías Francisco de Carvalho

Doutor em Teorias e Crítica da Literatura e da Cultura. Professor de Literaturas Anglófonas e de Língua Inglesa vinculado aos programas de Mestrado em Letras: Linguagens e Representações e Mestrado Profissional em Letras (Profletras) da Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC.

João Valci dos Santos Novaes

Mestre em Letras pela Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC.

Rosilma Silva Rodrigues

Mestra em Letras pela Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC.

Publicado
2018-02-14
Como Citar
CARVALHO, Isaías Francisco de; NOVAES, João Valci dos Santos; RODRIGUES, Rosilma Silva. PRÁTICAS DE LEITURA EM SALA DE AULA: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O LETRAMENTO LITERÁRIO. fólio - Revista de Letras, [S.l.], v. 9, n. 2, fev. 2018. ISSN 2176-4182. Disponível em: <http://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/2801>. Acesso em: 23 out. 2018. doi: https://doi.org/10.22481/folio.v9i2.2801.
Seção
VERTENTES & INTERFACES II: Estudos Linguísticos e Aplicados