PESQUISA NA WEB: ANÁLISE DOS CAMINHOS INVESTIGATIVOS COM MÚLTIPLOS TEXTOS

  • Juliana Machado A. Souza
  • Marcos Celírio dos Santos
  • Roberta Garcia

Resumo

Com o advento da tecnologia, a sociedade que se configura exige do sujeito letrado conhecimentos mais complexos para enfrentar novas situações, em diversos campos da atuação humana. No âmbito escolar, apesar de contarem com diversos aparatos tecnológicos, o que se tem visto é uma educação com base na transferência de informações, suscitando um trabalho ainda nos moldes tradicionais. Por esse motivo, é viável dizer que o ensino com as tecnologias deve ser ressignificado. Nesse sentido, é crucial que o professor se aproprie de saberes que possibilitem a (re)estruturação em sua prática pedagógica. Sendo assim, pretende-se aqui apresentar um trabalho investigativo, decorrente de pesquisas na Web, envolvendo múltiplos textos, com alunos da EJA, além de análises dos caminhos percorridos pelos aprendizes, ao longo do processo. Intenta-se argumentar sobre a importância da mediação do professor e de um trabalho de ensino sistematizado, em contraposição a um trabalho espontâneo e livre.

DOWNLOADS

Não há dados estatísticos.

Biografias do Autor

Juliana Machado A. Souza

Doutoranda em Linguística Aplicada, com ênfase em Português como Língua Adicional, pela UFMG; Mestre em Linguística Aplicada, com ênfase em ensino de leitura e escrita em língua materna, pela UFMG.

Marcos Celírio dos Santos

Doutorando em Linguística Aplicada, na UFMG; Mestre em Letras, pela UFMG; pós-graduado em Gestão Escolar, pela Faculdade Pitágoras; graduado em Letras, com licenciatura em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, pela UFMG.

Roberta Garcia

Doutoranda em Linguística Aplicada, com ênfase em Português como Língua Adicional, pela UFMG; Mestre em Linguística Aplicada, com ênfase em ensino de leitura e escrita em língua materna, pela UFMG.

Publicado
2018-02-14
Como Citar
SOUZA, Juliana Machado A.; SANTOS, Marcos Celírio dos; GARCIA, Roberta. PESQUISA NA WEB: ANÁLISE DOS CAMINHOS INVESTIGATIVOS COM MÚLTIPLOS TEXTOS. fólio - Revista de Letras, [S.l.], v. 9, n. 2, fev. 2018. ISSN 2176-4182. Disponível em: <http://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/2802>. Acesso em: 14 dez. 2018. doi: https://doi.org/10.22481/folio.v9i2.2802.
Seção
VERTENTES & INTERFACES II: Estudos Linguísticos e Aplicados