POSSIBILIDADE DE LEITURA CRÍTICA A PARTIR DO CONTO “THE LAST POOR MAN”, DE MOACYR SCLIAR, MEDIADA PELAS TIC

  • Marli Teresinha da Silva
  • Ernani Mügge
  • Débora Nice Ferrari Barbosa

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar uma proposta de leitura crítica do conto “The last poor man”, de Moacyr Scliar, aplicada em aulas de Língua Inglesa do ensino médio. O roteiro de atividades está ancorado na metodologia de análise textual proposta por Juracy Assmann Saraiva (2001/2006), que tem por base a Estética da Recepção, e prevê a utilização das tecnologias da informação e da comunicação (TIC) e o exercício da interdisciplinaridade. Ao propor a leitura e análise de textos ficcionais brasileiros, traduzidos para o inglês, nas aulas, defende-se a ideia de que eles podem contribuir ao processo de ensino e aprendizagem na medida em que permitem, ao aluno, refletir sobre a realidade que o circunda e sobre si mesmo, atendendo, assim, às orientações explicitadas pelos documentos que orientam a educação do país. 

Biografia do Autor

Marli Teresinha da Silva

Mestranda em Letras pela Universidade Feevale.

Ernani Mügge

Doutor em Letras (UFRGS), com estágio pós-doutoral (PNPD/CAPES) no Programa de Pós-Graduação em Processos e Manifestações Culturais, da Universidade Feevale, onde atua como professor e pesquisador. É autor de várias publicações voltadas para a prática docente no âmbito da leitura e da literatura e de obras ficcionais.

Débora Nice Ferrari Barbosa

Doutora em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Bacharel em Análise de Sistemas pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel). Professora e pesquisadora do Programa de Pós-graduação em Diversidade Cultural e Inclusão Social, do Mestrado Profissional em Letras e dos cursos de Sistemas de Informação e Ciência da Computação da Universidade Feevale.

Publicado
2018-02-14
Como Citar
SILVA, Marli Teresinha da; MÜGGE, Ernani; BARBOSA, Débora Nice Ferrari. POSSIBILIDADE DE LEITURA CRÍTICA A PARTIR DO CONTO “THE LAST POOR MAN”, DE MOACYR SCLIAR, MEDIADA PELAS TIC. fólio - Revista de Letras, [S.l.], v. 9, n. 2, fev. 2018. ISSN 2176-4182. Disponível em: <http://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/2812>. Acesso em: 22 jun. 2018. doi: https://doi.org/10.22481/folio.v9i2.2812.