DIRECIONANDO A LENTE PARA O FENÔMENO DA (DES)ATENÇÃO E(M) CONTEXTO DIDÁTICO

QUESTÕES DISCURSIVAS (ENTRE)VISTAS EM CENAS DE SALA DE AULA

  • Paloma Batista Silva Figueiredo
  • Fernanda de Castro Modl

Resumo

Neste artigo, objetivamos discutir sobre o fenômeno da atenção/desatenção e engajamento a partir de mostras de posições de alunos e professores em cenas de sala de aula, com intuito de avançar na compreensão desse fenômeno tão caro por ser, ao mesmo tempo, constitutivo do sujeito e culturalmente desenvolvido. Metodologicamente amparadas em princípios da etnografia (Flick, 2005; Minayo, 2015), trazemos cenas de interação didática de um grupo do 2º ano do Ensino Médio de uma escola pública estadual integrante da cultura escolar local de Vitória da Conquista. Conceitos como Atenção (Kastrup, 2004; De-Nardin, Sordi, 2007; Vygotsky, 1998); participação (Modl, 2015; Matencio, 2001; Phillips, 2001) e engajamento (Kerbrat- Orecchioni, 2006; Garcez, 2006) são mobilizados para a tematização do objeto. As análises apontam para a necessidade dos lugares e papéis serem cumpridos na interação pelos sujeitos professor e aluno, visando o monitoramento do engajamento e o compartilhamento de um foco de atenção comum.

Biografias do Autor

Paloma Batista Silva Figueiredo

Mestrando do Pós-Graduação em Letras: Cultura, Educação e Linguagem da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb). Bolsista Capes.

Fernanda de Castro Modl

Doutora em Linguística e Língua Portuguesa pela PUCMINAS. Professora adjunta B da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), onde leciona no Programa de Pós-graduação em Letras: Cultura, Educação e Lingua-gens (PPGCEL).

Publicado
2018-02-14
Como Citar
FIGUEIREDO, Paloma Batista Silva; MODL, Fernanda de Castro. DIRECIONANDO A LENTE PARA O FENÔMENO DA (DES)ATENÇÃO E(M) CONTEXTO DIDÁTICO. fólio - Revista de Letras, [S.l.], v. 9, n. 2, fev. 2018. ISSN 2176-4182. Disponível em: <http://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/2814>. Acesso em: 17 ago. 2018. doi: https://doi.org/10.22481/folio.v9i2.2814.