ESFACELAMENTO AMOROSO NO CONTO “VENHA VER O PÔR DO SOL” DE LYGIA FAGUNDES TELLES

  • Samea Rafaela Lopes da Silva Diógenes
  • Maria Aparecida da Costa

Resumo

As especulações sobre as questões amorosas sempre estiveram presentes na sociedade, cada período histórico-literário proclama um discurso amoroso, sendo assim, propomos com este estudo analisar como o amor Eros está descrito na literatura brasileira contemporânea, mais especificamente, no conto “Venha Ver o pôr do Sol”, integrante do livro Antes do baile verde (2009), da escritora Lygia Fagundes Telles. Nosso trabalho apresenta a recorrência do discurso amoroso na contemporaneidade, em que podemos observar como as questões amorosas continuam no inconsciente do homem, todavia, mostrando como o amor encontra-se fragmentado socialmente, permeado por relações insólitas, com sujeitos vazios, insatisfeitos e inseguros. Consideramos ser pertinente observar no conto “Venha ver o pôr do sol”, a recorrência de sentimentos simultâneos de amor e ódio na personagem principal Ricardo, sentimentos estes que leva o sujeito a sua degradação por não ter sido correspondido amorosamente como desejava.

Biografia do Autor

Samea Rafaela Lopes da Silva Diógenes

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Letras -PPGL da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte- (UERN), Campus Maria Elisa de Albuquerque Maia.

Maria Aparecida da Costa

Doutora em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Professora Adjunto IV na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte e Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERN.

Publicado
2018-02-14
Como Citar
DIÓGENES, Samea Rafaela Lopes da Silva; COSTA, Maria Aparecida da. ESFACELAMENTO AMOROSO NO CONTO “VENHA VER O PÔR DO SOL” DE LYGIA FAGUNDES TELLES. fólio - Revista de Letras, [S.l.], v. 9, n. 2, fev. 2018. ISSN 2176-4182. Disponível em: <http://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/2815>. Acesso em: 22 jun. 2018. doi: https://doi.org/10.22481/folio.v9i2.2815.