O ÚLTIMO VOO DO FLAMINGO, DE MIA COUTO: ENTRE PASSADO E PRESENTE – A VIOLÊNCIA

Autores

  • Ana Paula Teixeira Porto
  • Silvia Helena Pinto Niederauer

Resumo

O presente trabalho intenta analisar a narrativa de Mia Couto, O último voo do flamingo, no que tange às questões de violência a que estão sujeitos os moçambicanos após a independência de Portugal. O autor dá voz aos marginalizados, na tentativa de repensar o país, sua nova estrutura política e, também, refletir sobre o projeto de nação forjado em meio a lutas pelo poder e pela construção de sua identidade. Para tanto, foram usados estudos de Jane Tutikian e de Pires Laranjeira, principalmente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Paula Teixeira Porto

Doutora em Letras – Literatura Brasileira (UFRGS). Professora do curso de graduação em Letras e do Mestrado em Literatura Comparada da URI, de Frederico Westphalen. Desenvolve pesquisa sobre a prosa contemporânea de língua portuguesa na África.

Silvia Helena Pinto Niederauer

Doutora em Letras – Teoria da Literatura (PUCRS). Professora do curso de graduação em Letras e do Mestrado em Literatura Comparada da URI, de Frederico Westphalen. Desenvolve pesquisa sobre Literatura e História nas Literaturas de Língua Portuguesa.

Downloads

Publicado

2018-02-24

Como Citar

Porto, A. P. T., & Niederauer, S. H. P. (2018). O ÚLTIMO VOO DO FLAMINGO, DE MIA COUTO: ENTRE PASSADO E PRESENTE – A VIOLÊNCIA. fólio - Revista De Letras, 8(1). Recuperado de https://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/2842