A SMALL PLACE, DE JAMAICA KINCAID: O DESPERTAR DA VOZ DE ANTÍGUA

Autores

  • Laurenci Barros Esteves
  • Isaias Francisco de Carvalho

Resumo

 O trabalho objetiva analisar a obra A small place (1988), da escritora caribenha Jamaica Kincaid, por meio dos níveis de outrização produtiva e reativa, conforme proposição de Isaias Carvalho (2003; 2012), observáveis nessa narrativa. Também se contribui para a apresentação da narrativa dessa escritora à comunidade acadêmica e de leitores brasileiros, na perspectiva da problematização das consequências do colonialismo britânico na construção da história de Antígua, o modo como é narrada nessa obra pós-colonial, além da descrição das principais características da autora-narradora evidenciadas pela relação estabelecida entre esse texto e o público ao qual se destina. Para tanto, o embasamento teórico utilizado engloba, entre outros do campo dos Estudos Culturais Pós-Coloniais, os trabalhos de Compagnon (1999) e Fanon (1967).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Laurenci Barros Esteves

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Ceará (UFC). Graduado em Letras com habilitação em língua portuguesa, língua Inglesa e suas respectivas literaturas pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC).

Isaias Francisco de Carvalho

Doutor em Teorias e Crítica da Literatura e da Cultura. Professor de Literaturas Anglófonas e de Língua Inglesa, vinculado aos programas de Mestrado em Letras: Linguagens e Representações e Mestrado Profissional em Letras – PROFLETRAS – da Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC.

Downloads

Publicado

2018-02-16

Como Citar

Esteves, L. B., & Carvalho, I. F. de. (2018). A SMALL PLACE, DE JAMAICA KINCAID: O DESPERTAR DA VOZ DE ANTÍGUA. fólio - Revista De Letras, 8(1). Recuperado de https://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/2854