PARA COMPREENDER O PAPEL DA LITERATURA DRAMÁTICA DOS ACERVOS DO PNBE NA FORMAÇÃO DE LEITORES NO ENSINO BÁSICO

  • Jaime dos Reis Sant'Anna Universidade Estadual de Londrina

Resumo

A literatura dramática dos três últimos acervos do Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE) está disponibilizada aos alunos do Ensino Fundamental (Anos Finais) e Médio, Todavia, o número de obras é pequeno e são poucos os professores de Língua Portuguesa que as conhecem. O objetivo desse artigo é fazer o levantamento dessas obras e discutir quais as estratégias metodológicas devem ser aplicadas, a fim de torná-las ferramentas eficientes no processo de formação de leitores literários críticos, capazes de desfrutar o prazer do texto dramático, de perceber as vozes sociais e intencionalidades ideológicas comuns a esse gênero literário. Para tanto, dialogamos com as algumas contribuições teóricas: sobre o teatro (Pavis; Magaldi; Rosenfeld), sobre a literatura infantojuvenil (Zilbermann; Lajolo; Aguiar) e sobre a formação de leitor (Colomer; Paiva; Cortina).

DOWNLOADS

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Doutor em Letras pela FFLCH/USP. Professor de Metodologia e Prática de ensino de Língua e Literaturas; Literatura infantojuvenil e Ensino do Departamento de Letras Vernáculas e Clássicas da Universidade Estadual de Londrina.

Publicado
2018-03-08
Como Citar
SANT'ANNA, Jaime dos Reis. PARA COMPREENDER O PAPEL DA LITERATURA DRAMÁTICA DOS ACERVOS DO PNBE NA FORMAÇÃO DE LEITORES NO ENSINO BÁSICO. fólio - Revista de Letras, [S.l.], v. 7, n. 2, mar. 2018. ISSN 2176-4182. Disponível em: <http://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/2891>. Acesso em: 15 out. 2019.
Seção
VERTENTES & INTERFACES I: Estudos Literários e Comparados