(DES)CONSTRUINDO AS FRONTEIRAS DO INGLÊS SEM FRONTEIRAS

  • Juliana Alves dos Santos Universidade do Estado da Bahia (Uneb)
  • Steffane Suzi de Jesus Santos Universidade do Estado da Bahia (Uneb)

Resumo

No Brasil, uma das ações criadas para amenizar a defasagem no ensino aprendizagem dessa Língua é o Inglês sem Fronteiras (IsF), onde são disponibilizados alguns materiais didáticos, tais como e-book e livro de leituras. Essa pesquisa visa (des)construir as fronteiras do IsF no que diz respeito a análise da (não)apresentação de aspectos multiculturais e de variação linguística nos textos verbais e não verbais dos livros para o nível intermediário. Para isso, utilizamos a análise de conteúdo e os filtros de análise cultural propostos por Byram(1991), categorizando qualitativamente os aspectos culturais e linguísticos  exibidos nesses livros. Desse modo foi possível observar que o material disponibilizado para o nível intermediário é bastante raso no que diz respeito à apresentação de aspectos multiculturais do idioma, tendo em vista que um livro de um curso tão abrangente deveria promover essa integração cultural de forma mais latente e visível.

DOWNLOADS

Não há dados estatísticos.

Biografias do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Mestre em Cultura, Educação e Linguagens. Professora auxiliar do Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias (DCHT), campus XVIII - Eunápolis da Universidade do Estado da Bahia (Uneb).

##submission.authorWithAffiliation##

Universidade do Estado da Bahia (Uneb).

Publicado
2018-03-08
Como Citar
SANTOS, Juliana Alves dos; SANTOS, Steffane Suzi de Jesus. (DES)CONSTRUINDO AS FRONTEIRAS DO INGLÊS SEM FRONTEIRAS. fólio - Revista de Letras, [S.l.], v. 7, n. 2, mar. 2018. ISSN 2176-4182. Disponível em: <http://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/2897>. Acesso em: 20 out. 2019.
Seção
VERTENTES & INTERFACES II: Estudos Linguísticos e Aplicados