DO PACIENTE PROTOTÍPICO AO PACIENTE AGENTIVO: UMA PROPOSTA DE CLASSIFICAÇÃO DO PAPEL TEMÁTICO PACIENTE

Autores

  • Mariana Fagundes de Oliveira Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs)

Resumo

O papel temático Paciente constitui objeto de estudo deste trabalho, cujos objetivos são caracterizá-lo e descrevê-lo – com base em dados de língua portuguesa, no domínio do predicador verbal, considerando o predicado global – em propriedades semânticas prototípicas e não-prototípicas, na perspectiva da Semântica Lexical e numa abordagem representacional ou mentalista. Na bibliografia sobre o assunto, o Paciente recebe definições variáveis, por vezes imprecisas. Neste estudo, é apresentada uma classificação para o Paciente, trabalhando com seis propriedades semânticas: afetado, experienciador, desencadeador, controle, intenção e causa. Desta forma, são propostos três tipos de Paciente: Paciente prototípico, Paciente experienciador e Paciente agentivo, num continuum que vai do Paciente mais prototípico ao Paciente menos prototípico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mariana Fagundes de Oliveira, Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs)

Doutora em Letras e Linguística pela Universidade Federal da Bahia (Ufba). Professora da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs).

Downloads

Publicado

2018-03-08

Como Citar

Oliveira, M. F. de. (2018). DO PACIENTE PROTOTÍPICO AO PACIENTE AGENTIVO: UMA PROPOSTA DE CLASSIFICAÇÃO DO PAPEL TEMÁTICO PACIENTE. fólio - Revista De Letras, 7(2). Recuperado de https://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/2901

Edição

Seção

VERTENTES & INTERFACES II: Estudos Linguísticos e Aplicados