CURRÍCULO E FORMAÇÃO DE ALFABETIZADORES NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UESB

Autores

  • Benedito Eugênio Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb)
  • Marisonia Freire Correia
  • Zeneide Paiva Pereira Vieira Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb)

Resumo

O artigo apresenta os resultados de uma pesquisa qualitativa cujo objetivo foi analisar  o sentido assumido pelas práticas de alfabetização e letramento de docentes formadas em Pedagogia pela UESB. Aqui tratamos especificamente da análise de como o curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB, por meio do currículo escrito e praticado, tem preparado seus alunos para serem alfabetizadores. Para isso, analisamos o projeto de criação do curso e trazemos trechos de entrevistas realizadas com três pedagogas, professoras alfabetizadoras, formadas pelo primeiro currículo do curso. As conclusões assinalam para a necessidade do currículo de formação dos alfabetizadores incorporar outras perspectivas de relação com a escrita por meio da mediação entre teoria e prática configurada no trabalho educativo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Benedito Eugênio, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb)

Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Professor Adjunto da Universidade estadual dos Sudoeste da Bahia (Uesb). 

Marisonia Freire Correia

Rede Municipal de Educação de Vitória da Conquista.

Zeneide Paiva Pereira Vieira, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb)

Doutoranda em Memória: Linguagem e Sociedade pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb). Mestra em Educação pela Universidade Federal da Bahia (Ufba). Professora Assistente da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb). 

Downloads

Publicado

2018-03-08

Como Citar

Eugênio, B., Correia, M. F., & Vieira, Z. P. P. (2018). CURRÍCULO E FORMAÇÃO DE ALFABETIZADORES NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UESB. fólio - Revista De Letras, 7(2). Recuperado de https://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/2905