CURRÍCULO E FORMAÇÃO DE ALFABETIZADORES NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UESB

  • Benedito Eugênio Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb)
  • Marisonia Freire Correia
  • Zeneide Paiva Pereira Vieira Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb)

Resumo

O artigo apresenta os resultados de uma pesquisa qualitativa cujo objetivo foi analisar  o sentido assumido pelas práticas de alfabetização e letramento de docentes formadas em Pedagogia pela UESB. Aqui tratamos especificamente da análise de como o curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB, por meio do currículo escrito e praticado, tem preparado seus alunos para serem alfabetizadores. Para isso, analisamos o projeto de criação do curso e trazemos trechos de entrevistas realizadas com três pedagogas, professoras alfabetizadoras, formadas pelo primeiro currículo do curso. As conclusões assinalam para a necessidade do currículo de formação dos alfabetizadores incorporar outras perspectivas de relação com a escrita por meio da mediação entre teoria e prática configurada no trabalho educativo.

DOWNLOADS

Não há dados estatísticos.

Biografias do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Professor Adjunto da Universidade estadual dos Sudoeste da Bahia (Uesb). 

Marisonia Freire Correia

Rede Municipal de Educação de Vitória da Conquista.

##submission.authorWithAffiliation##

Doutoranda em Memória: Linguagem e Sociedade pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb). Mestra em Educação pela Universidade Federal da Bahia (Ufba). Professora Assistente da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb). 

Publicado
2018-03-08
Como Citar
EUGÊNIO, Benedito; CORREIA, Marisonia Freire; VIEIRA, Zeneide Paiva Pereira. CURRÍCULO E FORMAÇÃO DE ALFABETIZADORES NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UESB. fólio - Revista de Letras, [S.l.], v. 7, n. 2, mar. 2018. ISSN 2176-4182. Disponível em: <http://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/2905>. Acesso em: 20 out. 2019.