ENUNCIAÇÃO: O TEMPO E A CRIAÇÃO DE SENTIDOS

Autores

  • Cristiano Oldoni Universidade de Passo Fundo (UPF)
  • Ernani Cesar De Freitas Universidade de Passo Fundo (UPF)

Resumo

Dar conta da natureza articulada da linguagem implica a observação da materialidade linguística a partir da noção de nível, tanto em relação aos fenômenos estudados quanto em relação aos procedimentos metodológicos empregados para uma abordagem coerente. Assim, traços distintivos, fonemas, signos e frases representam os níveis básicos da descrição linguística. Este artigo propõe uma análise no nível da frase, uma vez que é nessa escala que surge efetivamente o universo da comunicação, cuja expressão é o discurso. Considerando tal panorama, esse estudo objetiva reconhecer o procedimento de emprego da língua com enfoque enunciativo, a partir da sistematização da categoria de tempo. Essa análise apresenta pesquisa qualitativa com abordagem bibliográfica na análise de corpus vinculado a texto do gênero crônica, apontando para a efetiva contribuição dos marcadores de tempo na produção de sentido de um discurso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristiano Oldoni, Universidade de Passo Fundo (UPF)

Mestre em Letras pela Universidade de Passo Fundo (UPF).

Ernani Cesar De Freitas, Universidade de Passo Fundo (UPF)

Doutor em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Pós-doutor em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP/LAEL). Professor permanente do Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade de Passo Fundo (UPF).

Downloads

Publicado

2018-03-08

Como Citar

Oldoni, C., & Freitas, E. C. D. (2018). ENUNCIAÇÃO: O TEMPO E A CRIAÇÃO DE SENTIDOS. fólio - Revista De Letras, 7(2). Recuperado de https://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/2954