SALA DE AULA COMO ESPAÇO CONTROVERSO DE POSIÇÕES-SUJEITO: O DIZER, O NÃO DIZER, O SILÊNCIO E AS RELAÇÕES DE PODER EM UMA AULA SOBRE O “DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA”

  • Emerson Tadeu Cotrim Assunção Universidade do Estado da Bahia (Uneb)
  • Fernanda de Castro Modl Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb)

Resumo

Neste artigo, objetivamos demonstrar que a sala de aula é lugar de vozeamento e atravessamento de discursos, poderes e espaço controverso para se pensar em (re)tomadas de posições de sujeitos. Assim, tomamos como corpus uma aula transcrita de História, do banco de dados do GPLED-CNPQ-UESB, que tematiza o “Dia da Consciência Negra”. A aula é por nós analisada como um acontecimento discursivo, assim como a alternância da palavra, materializada nos turnos de fala, como materialidade discursiva. Para a análise, valemo-nos de teorizações de Ducrot (1977, 1984) sobre ditos e não-ditos, Orlandi (2013) sobre silêncio e reflexões de Foucault (1990, 2003) sobre discurso e poder. As análises apontam para gestos da Professora de silenciamento (Orlandi, 2013) de alguns alunos, o que reverbera em um certo agenciamento da palavra (Coelho, 2011) pela Professora e em tentativas de engajamentos pelos alunos ao que é pela docente tematizado.

DOWNLOADS

Não há dados estatísticos.

Biografias do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Professor do Curso de Letras da Universidade do Estado da Bahia (Uneb).

##submission.authorWithAffiliation##

Doutora em Linguística e Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais Professora (PUC-MG). Professora Adjunta da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb).

Publicado
2018-03-08
Como Citar
ASSUNÇÃO, Emerson Tadeu Cotrim; MODL, Fernanda de Castro. SALA DE AULA COMO ESPAÇO CONTROVERSO DE POSIÇÕES-SUJEITO: O DIZER, O NÃO DIZER, O SILÊNCIO E AS RELAÇÕES DE PODER EM UMA AULA SOBRE O “DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA”. fólio - Revista de Letras, [S.l.], v. 7, n. 2, mar. 2018. ISSN 2176-4182. Disponível em: <http://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/2959>. Acesso em: 15 out. 2019.