VARIAÇÃO NA CONCORDÂNCIA NOMINAL DE NÚMERO NO PORTUGUÊS POPULAR E NO PORTUGUÊS CULTO DE VITÓRIA DA CONQUISTA-BA

  • Gilberto Almeida Meira Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb)
  • Maria Aparecida de Souza Guimarães Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb)
  • Jorge Augusto Alves da Silva Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb)
  • Valeria Viana Sousa Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb)

Resumo

No presente artigo discutimos a concordância nominal de número na perspectiva dos pressupostos teóricos e procedimentos metodológicos fornecidos pela Teoria da Variação e Mudança Linguística propostos por Weinreich, Labov e Herzog (2006) e Labov (2008). Utilizamos amostras de fala de 12 (doze) informantes do português culto cujos resultados foram comparados com os dados de 12 (doze) falantes do português popular. Os resultados por nós obtidos demonstram de forma inequívoca que o fenômeno da variabilidade nos constituintes do sintagma nominal pode ser verificado tanto na fala de pessoas escolarizadas quanto na fala de pessoas com pouca escolarização, embora nesse último caso a frequência tenha sido maior.

DOWNLOADS

Não há dados estatísticos.

Biografias do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Linguística Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb).

##submission.authorWithAffiliation##

Mestra em Linguística (Sociolinguística) pela Uesb. Professora auxiliar da Universidade do Estado da Bahia (Uneb).

##submission.authorWithAffiliation##

Doutor em Letras (Linguística Histórica) pela Universidade Federal da Bahia (Ufba). Professor Titular de Língua e Literatura Latinas da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb).

##submission.authorWithAffiliation##

Doutora em Letras com área de concentração em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Professora titular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb).

Publicado
2018-03-08
Como Citar
MEIRA, Gilberto Almeida et al. VARIAÇÃO NA CONCORDÂNCIA NOMINAL DE NÚMERO NO PORTUGUÊS POPULAR E NO PORTUGUÊS CULTO DE VITÓRIA DA CONQUISTA-BA. fólio - Revista de Letras, [S.l.], v. 7, n. 2, mar. 2018. ISSN 2176-4182. Disponível em: <http://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/2963>. Acesso em: 16 out. 2019.